sábado , 18 de maio 2024

Filiações Internacionais

BWI
Building and Wood Worker’s International

No seu Congresso Mundial em Buenos Aires, em 9 de Dezembro de 2005, a Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (IFBWW) e a Federação Mundial dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (WFBW) criaram uma nova federação sindical global, a Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira. – ICM.

A ICM é a Federação Sindical Global que agrupa sindicatos livres e democráticos com membros nos setores de Construção, Materiais de Construção, Madeira, Silvicultura e Afins.

As ICM agrupam cerca de 351 sindicatos que representam cerca de 12 milhões de membros em 117 países. A sede fica em Genebra, na Suíça. Os Escritórios Regionais e Escritórios de Projetos estão localizados no Panamá, Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Quênia e Brasil.

A nossa missão é promover o desenvolvimento dos sindicatos nos nossos setores em todo o mundo e promover e fazer cumprir os direitos dos trabalhadores no contexto do desenvolvimento sustentável.

O BWI trabalha em estreita colaboração com a Federação Europeia dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (EFBWW), a Federação Nórdica dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (NFBWW), a Confederação Sindical Internacional (ITUC) e as Federações Sindicais Globais (GUFs). A IBW tem um estatuto consultivo especial junto do Comité Económico e Social das Nações Unidas e está envolvida com organizações internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Internacional das Madeiras Tropicais (ITTO), a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) , as organizações internacionais de empregadores, como a Confederação das Associações Internacionais de Empreiteiros (CICA) e as instituições financeiras regionais e internacionais, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Presidente da Internacional é Per Olof Sjöo da GS na Suécia. Os vice-presidentes são Dietmar Schäfers da IG Bau Alemanha, Gail Cartmail da UNITE UK, Dave Noonan da CFMEU Austrália, Pierre Cuppens da ACV-BIE Bélgica, Phyo Sandar Soe de Mianmar, Saul Mendez da SUNTRACS Panamá e o secretário geral é Ambet Yuson da Filipinas.

O último congresso do ICM foi realizado em Madrid, Espanha, em outubro de 2022. O próximo congresso do ICM será realizado no Brasil em 2026.