Na última segunda-feira, a FETICOM-SP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo), da qual o Sintramog é filiado, esteve em Brasília em uma agenda com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para apresentar pautas urgentes da classe trabalhadora do setor.
Com mais de 180 mil trabalhadores representados em 49 sindicatos, a FETICOM-SP reforçou a necessidade de medidas que fortaleçam a representatividade sindical e valorizem os trabalhadores da construção e montagem industrial.
Duas pautas foram levadas ao Ministério:
🔴 1. Parcelamento da PLR em mais de duas parcelas
A reivindicação busca garantir flexibilidade para que a PLR seja negociada conforme a realidade das categorias e não fique limitada ao modelo fixado por legislação. A proposta visa garantir mais justiça e segurança jurídica nas negociações coletivas.
🔴 2. Reestruturação das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs)
A federação solicitou o aumento de instalações, melhoria no diálogo com os sindicatos, mais agilidade nos registros e alterações sindicais, além de reforço na fiscalização voltada ao setor da construção.
O Sintramog apoia integralmente a iniciativa e reforça que a luta institucional é uma frente tão importante quanto a presença nos canteiros de obras. A participação sindical em todos os espaços de diálogo e decisão é fundamental para garantir avanços concretos.
Seguimos firmes, com unidade, organização e disposição para conquistar mais respeito e valorização para nossa categoria!