sábado , 27 de julho 2024

O Crescimento do Setor, seus desafios e a precarização das condições de trabalho

Embora este cenário apresente aspectos positivos, ele também enfrenta diversos desafios: a qualificação da mão de obra, a falta de interesse dos jovens em trabalhar em uma área complexa e a situação do setor, que tem chamado a atenção do Sintramog.
Além da falta de respeito às normas de segurança, o crescimento acelerado tem levado as empresas a contratarem mão de obra migrante. Em muitos casos, esses trabalhadores são coloca-dos em alojamentos em péssimas condições. Muitos empreiteiros, especialmente aqueles que não sabem precificar adequadamente seus servi-ços, acabam falindo, deixando os trabalhadores sem pagamento e sem nenhuma estrutura de suporte.

Nessas situações, o papel do Sintramog tem sido fundamental no amparo desses trabalhadores, que em grande parte vêm das regiões Norte e Nordeste do país. A preocupação só tende a aumentar com a catástrofe que afeta o estado do Rio Grande do Sul, que urgentemente necessita de obras para sua reconstrução (infraestrutura, sanea-mento, moradias, entre outros), o que resultará em um grande deslocamento de mão de obra vinda de outros estados. Desta forma, é imprescindível que os trabalhadores do setor, independen-temente da categoria, fiquem atentos e não aceitem que as empresas descum-pram o mínimo acordado na convenção coletiva. Portanto, denunciem.

O Sintramog tem um papel crucial. Recentemente, interveio em mais um caso onde trabalhadores viviam em condições precárias, sem pagamento e com a alimentação já cortada. Foram realocados para um hotel, e a constru-tora foi responsabilizada. Casos de empreiteiros inescrupulosos são frequentes, resultando em falta de pagamento e condições indignas.

As fotos ilustram essas condições precárias, destacando a realidade enfrentada por muitos trabalhadores.
É essencial que todos conheçam essas situações para buscarmos soluções eficazes.

Chamamento de Assmebleia Setor de Mármores e Granitos

Com data-base em 1° de outubro de 2024, convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras do …