Skip to content
sábado, 22 de novembro de 2025 -

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro da concessão de prisão domiciliar humanitária ao réu e a autorização de novas visitas.  Leia em TVT News

Moraes rejeito prisão domiciliar para Bolsonaro

 Confira aqui a íntegra da decisão de Alexandre de Moraes sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Os pedidos haviam sido apresentados nesta sexta-feira (21). Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam “acompanhamento médico intenso” e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar.

O pedido da defesa pretende evitar que Bolsonaro seja levado para o presídio da Papuda, em Brasília. Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Neste sábado, no entanto, Moraes decretou a prisão preventiva do ex-presidente e estipulou que as visitas devem ser previamente autorizadas pelo STF, com exceção da dos advogados e da equipe médica que acompanha o tratamento de saúde do réu.  

Com isso, Moraes considerou prejudicados os pedidos feitos anteriormente de prisão domiciliar humanitária ao réu e a autorização de novas visitas. 

Está agendada para amanhã a audiência de custódia do ex-presidente. A defesa de Bolsonaro afirmou que irá recorrer da decisão.

bolsonaro-e-preso-prisao-preventiva-foi-decretada-bolsonaro-esta-preso-na-sede-da-policia-federal-pf-brasilia-por-que-bolsonaro-foi-preso-tornozeleira-tvt-news
Esta imagem capturada de um vídeo da AFPTV mostra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro com sua tornozeleira eletrônica ao sair do Congresso Nacional em Brasília, em 21 de julho de 2025. Bolsonaro deve usar um dispositivo de monitoramento eletrônico enquanto aguarda o trânsito em julgado da sua condenção pelo golpe de Estado, com o objetivo de anular a vitória eleitoral do presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. (Foto de JOSÉ OSORIO / AFPTV / AFP)

Tentativa de fuga

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi realizada em cumprimento a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por conta da convocação de vigília, neste sábado (22), nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. 

Segundo Moraes, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

O ministro do STF afirma ainda que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico de Bolsonaro na madrugada deste sábado

Comemoração pela prisão de Bolsonaro

bolsonaro-e-preso-prisao-preventiva-foi-decretada-bolsonaro-esta-preso-na-sede-da-policia-federal-pf-brasilia-por-que-bolsonaro-foi-preso-tornozeleira-tvt-news
Manifestantes comemoram a prisão do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro com bebidas em frente à sede da Polícia Federal em Brasília, em 22 de novembro de 2025, para onde o ex-presidente havia sido transferido. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi retirado da prisão domiciliar e levado sob custódia policial na madrugada de 22 de novembro, por ser considerado um risco de fuga, de acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal. O juiz Alexandre de Moraes afirmou que Bolsonaro, que em setembro foi condenado a 27 anos de prisão por uma tentativa frustrada de golpe de Estado, mas ainda não começou a cumprir sua pena, apresentava “alto risco de fuga”. (Foto de Sergio Lima / AFP)
bolsonaro-e-preso-prisao-preventiva-foi-decretada-bolsonaro-esta-preso-na-sede-da-policia-federal-pf-brasilia-tvt-news
O trompetista Fabiano Leitão, conhecido como Fabiano Trompetista, toca a Marcha Fúnebre de Frédéric Chopin em frente à sede da Polícia Federal em Brasília, em 22 de novembro de 2025, para onde o ex-presidente Jair Bolsonaro havia sido transferido anteriormente. O ex-presidente Bolsonaro foi retirado da prisão domiciliar e levado para a custódia policial no início da manhã de 22 de novembro, por ser considerado um risco de fuga, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal. O juiz Alexandre de Moraes afirmou que Bolsonaro, que em setembro havia sido condenado a 27 anos de prisão por uma tentativa frustrada de golpe de Estado, mas ainda não havia começado a cumprir sua pena, apresentava “alto risco de fuga”. (Foto: Evaristo SA / AFP)

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...