Confira um resumo dos principais acontecimentos da Cúpula do Clima
A cúpula de líderes da COP30 foi iniciada com um apelo por coragem e transparência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou aos delegados que esta COP marca o retorno simbólico da convenção climática global ao Brasil, três décadas após a Cúpula da Terra, também realizada no Rio de Janeiro. Em seu discurso, ele convocou os líderes a agirem com coragem e determinação.
O presidente alertou que o tempo para ação global está se esgotando rápido e que 2025, ano em que se comemoram os 80 anos da ONU — e os dez anos do Acordo de Paris —, será um marco decisivo para o multilateralismo e um momento de prestação de contas. “A COP30 será a COP da verdade”, afirmou, destacando que é hora de acatar os alertas científicos e converter palavras em mudanças duradouras.
Ele fundamentou seu discurso no conceito brasileiro de mutirão —esforço coletivo e solidariedade—, instando os líderes a abraçarem a responsabilidade compartilhada como base para o progresso.
Belém – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa na Abertura da Sessão Plenária Geral dos Líderes Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP 30. Foto Alex Ferro/COP30
Iniciativa do Fundo Florestas Tropicais para Sempre atrai apoio internacional
O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)—principal iniciativa do Brasil para canalizar investimentos de longo prazo na preservação das florestas tropicais—obteve amplo apoio internacional. O mecanismo foi criado em tempo recorde e está totalmente operacional para receber contribuições.
Até o momento, 53 países já endossaram a iniciativa, incluindo 19 potenciais investidores que manifestaram interesse inicial. A maior contribuição anunciada foi a da Noruega, que se comprometeu a investir USD 3 bilhões no novo mecanismo. A Indonésia e o Brasil prometeram USD 1 bilhão cada, enquanto a França anunciou um compromisso de 500 EUR milhões. Contribuições adicionais incluem USD 5 milhões dos Países Baixos para apoiar a secretaria do mecanismo e EUR 1 milhão de Portugal—sinalizando uma crescente confiança global na liderança do Brasil e na visão de longo prazo da iniciativa.
Ao lançar o TFFF, o Presidente Lula o descreveu como “uma iniciativa sem precedentes”, enfatizando que “pela primeira vez, os países do Sul Global terão protagonismo na agenda florestal.”
Presidente Lula lançou oficialmente o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), durante a Cúpula do Clima, em Belém (PA)
Líderes endossam apelo à ação para o manejo integrado e resiliência a incêndios florestais
Mais de 40 países e organizações internacionais relevantes, incluindo FAO, PNUMA e a Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT), endossaram o Apelo à Ação para o Manejo Integrado do Fogo e Resiliência a Incêndios Florestais.
A declaração:
Estabelece o Manejo Integrado do Fogo como prioridade global para o clima e a biodiversidade.
Advoga por uma transição do combate reativo para estratégias preventivas baseadas em evidências científicas.
Enfatiza a cooperação, a liderança indígena, os sistemas de alerta precoce e a transferência de tecnologia.
Vincula a resiliência de longo prazo aos incêndios a mecanismos de financiamento sustentável, como o TFFF.
Mesa Redonda de Líderes. Reunião de Transição Energética, na Cúpula do Clima, que reune liderenças mundiais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima. Foto: Rafa Neddermeyer/COP30
Líderes da Cúpula do Clima assinam declarações
Ao final da Cúpula do Clima de Belém foram assinadas as seguintes declarações
Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas. Belém, 7 de novembro de 2025
Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas foi adotada em 7 de novembro com o endosso de 43 países e da União Europeia.
Aprovada por ocasião da Cúpula de Líderes da COP30 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Declaração coloca a agenda do combate à fome e à pobreza no centro das discussões climáticas globais. O documento é anunciado em momento-chave para o tema, três dias após a realização da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza (Doha, Catar, 3/11), quando foram anunciados os primeiros resultados concretos da Iniciativa Fast-Track Implementation Planning (Implementação Acelerada) da Aliança, lançada há apenas nove meses.
O texto da Declaração traz elementos inovadores, que refletem a visão brasileira sobre o enfrentamento simultâneo da pobreza, da fome e da emergência climática. O texto chama a atenção para o fato de que o impacto adverso das mudanças climáticas, embora afete a todos, é desigual e atinge mais fortemente os países, populações e comunidades mais pobres e em situação de vulnerabilidade.
Fotografia oficial da Cúpula do Clima (COP30). Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a fotografia oficial da Cúpula do Clima (COP30). Parque da Cidade – Belém (PA). Foto: Ricardo Stuckert / PR
Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis – Belém 4X
“Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis”, ou “Belém 4x”, tem o objetivo de dar apoio político e fomentar a cooperação internacional para, no mínimo, quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035, por meio da implementação de políticas existentes ou anunciadas. O hidrogênio e seus derivados, os biogases, os biocombustíveis e os combustíveis sintéticos precisam ser produzidos em escala e a preços competitivos, de modo a complementar a eletrificação e substituir combustíveis de origem fóssil nos setores de transporte e indústria. A Agência Internacional de Energia (AIE) dispôs-se a assumir o papel de monitorar anualmente o progresso do compromisso, que foi baseado em análise da AIE.
Belém recebe Cúpula do Clima, encontro internacional que vai reunir chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais. Foto Sergio Moraes/COP30
Declaração de Belém sobre o Combate ao Racismo Ambiental
Adotada em 7 de novembro de 2025, durante a Cúpula do Clima de Belém, a Declaração de Belém sobre o Combate ao Racismo Ambiental busca fomentar o diálogo internacional sobre a interseção entre igualdade racial, meio ambiente e clima, reforçando a dimensão dos direitos humanos, particularmente da justiça social, nas políticas internacionais sobre esses temas.
O texto reconhece que a crise ecológica global é também uma crise de justiça racial. Propõe a construção de uma agenda cooperativa em defesa de maior equidade e solidariedade entre as nações e da superação de desigualdades históricas que afetam o acesso a recursos, oportunidades e benefícios ambientais. O documento insere-se na estratégia do Brasil de ampliar o alcance das agendas de igualdade e desenvolvimento sustentável, refletido no lançamento, durante a presidência brasileira do G20, do 18º. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, de caráter voluntário, sobre a Promoção da Igualdade Étnico-Racial, reforçando também o compromisso com a Agenda 2030. O texto, que ficará aberto para adesões durante a COP, já conta com endossos de países da América Latina, da África, da Ásia e da Oceania.
Cúpula do Clima reune liderenças mundiais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima. Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR
Declaração sobre a Coalizão Aberta de Mercados Regulados de Carbono
ADeclaração sobre a Coalizão Aberta de Mercados Regulados de Carbono foi adotada hoje durante a Cúpula do Clima de Belém.
A Declaração reconhece a crescente relevância global dos mercados regulados de carbono e dos mecanismos de precificação de carbono e o papel desses instrumentos na promoção da descarbonização e no apoio aos países no avanço de suas metas de ação climática.
A Coalizão Aberta constitui uma iniciativa colaborativa para a troca de experiências sobre: sistemas de Monitoramento, Relato e Verificação (MRV), metodologias de contabilidade de carbono, e regras relativas ao uso potencial de créditos de alta integridade, quando aplicável.
A Declaração foi endossada por Brasil, China, União Europeia, Reino Unido, Canadá, Chile, Alemanha, México, Armênia, Zâmbia, França, epermanecerá aberta a novas adesões.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comments (0)