Skip to content
sábado, 25 de outubro de 2025 -

Sisu: notas dos três últimos Enem poderão ser usadas a partir de 2026

Melhor nota das últimas provas será considerada para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (24) uma alteração no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de 2026, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades públicas utilizando a melhor nota obtida nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. Saiba mais na TVT News.

Até então, o Sisu considerava apenas o resultado mais recente do exame. Com a mudança, o sistema passará a selecionar automaticamente a edição do Enem que proporcionar a melhor média ponderada ao candidato, de acordo com os pesos definidos para o curso escolhido. No caso do processo seletivo de 2026, serão válidas as notas das provas realizadas em 2023, 2024 e 2025.

De acordo com o MEC, a nova regra busca ampliar as possibilidades de ingresso no ensino superior público e reduzir a pressão sobre os estudantes em torno de uma única edição do Enem. O sistema continuará, no entanto, com critérios restritivos: apenas quem prestou o exame a partir do terceiro ano do ensino médio poderá utilizar a nota. Resultados obtidos por “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, não serão aceitos, assim como provas em que o candidato tenha zerado a redação.

A pasta também esclareceu que não será obrigatório participar do Enem 2025 para concorrer no Sisu 2026. Alunos que tenham notas válidas das edições de 2023 ou 2024 poderão se inscrever normalmente.

As instituições públicas de ensino superior interessadas em participar do Sisu 2026 terão de 27 de outubro a 28 de novembro para formalizar a adesão, feita exclusivamente pela plataforma Sisu Gestão. O edital estabelece ainda que cada curso e turno deverá oferecer pelo menos duas vagas, sendo uma obrigatoriamente destinada à ampla concorrência, independentemente de cotas ou políticas afirmativas.

Com MEC

Leia mais notícias na TVT News

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...