Café, cacau, suco de laranja, entre outros alimentos, podem ser isentos das novas tarifas O…

Conferência da RENFA vai debater políticas de drogas sob a ótica feminista | TVT News
Evento da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) busca construir políticas sobre drogas com foco nas diversas realidades femininas
A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), uma organização política feminista, antirracista, suprapartidária e anticapitalista, realizará a conferência virtual “Mulheres e Políticas de Drogas” no dia 2 de agosto de 2025. O evento online visa fortalecer a luta pelos direitos humanos e o poder político de mulheres e pessoas trans, com foco na construção de políticas que desafiem os sistemas de opressão racista, patriarcal e capitalista, especialmente no âmbito das políticas de drogas. Saiba mais detalhes na TVT News.
Com 16 coletivos locais espalhados por diversos estados brasileiros, como Alagoas, Bahia e São Paulo, a RENFA busca transformar os modelos de controle social. A conferência é direcionada a um público amplo, incluindo mulheres, trabalhadoras do sexo, mulheres negras, indígenas, ribeirinhas, marítimas e familiares de vítimas do sistema penal, com atenção especial àquelas que vivem em territórios mais afetados pelo racismo, pobreza e controle estatal.
A conferência “Mulheres e Políticas de Drogas”
O principal objetivo do encontro é formular políticas feministas antiproibicionistas e antipunitivistas, considerando as realidades diversas das mulheres impactadas pela guerra às drogas. A conferência será um espaço crucial para a troca de conhecimentos e a criação de políticas públicas que enfrentem os efeitos negativos da “guerra às drogas”. A RENFA convoca para a construção de uma política de mulheres que seja ampla, democrática, autônoma e verdadeiramente livre, debatendo e fortalecendo uma perspectiva que respeite a autonomia das mulheridades e as reconheça como sujeitos de direitos.
Preparação para a 5ª CNPM
A conferência da RENFA integra o calendário preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontece em Brasília entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
Gabi Sagaz, militante da RENFA, enfatiza a importância das conferências livres como ferramentas essenciais para a participação popular e a inclusão. “As conferências livres são um importante instrumento de participação popular e inclusão, onde a partir de nossas realidades ‘encruzilhadas’, podemos incidir diretamente na construção de políticas públicas”, afirma.
Sagaz vê com preocupação o desmonte do Ministério das Mulheres ocorrido após o golpe de 2016, além do esvaziamento do Conselho Nacional de Direitos para as Mulheres. “Vivemos uma década sem a realização da Conferência das Mulheres. Muitas de nós nunca participamos ou sequer vivenciamos este espaço de aprendizado e fortalecimento da democracia. Por isso, é tão importante que, enquanto mulheridades usuárias de drogas e pensantes sobre o tema, possamos conversar, refletir e construir proposições que nos contemplem de forma real”, destaca.
A RENFA reforça a relevância do encontro virtual no contexto da 5ª CNPM, que ocorrerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. Já que a última CNPM, em 2016, foi marcada por um contexto de misoginia e violência política de gênero, reforçando a defesa inegociável da democracia nesta nova edição.
As interessadas em participar da conferência virtual “Mulheres e Políticas de Drogas” podem se inscrever através deste link.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Comments (0)