sexta-feira , 11 de julho 2025

Trabalhadores ocupam a Paulista contra 6×1, super-ricos, Centrão e Trump

Segundo organizadores, 20 mil pessoas ocupam a Paulista em defesa do trabalho justo, tributação progressiva e soberania nacional

Milhares de trabalhadores ocupam neste momento os dois sentidos da Avenida Paulista, no centro de São Paulo, em ato convocado por centrais sindicais, movimentos populares e pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. Acompanhe a manifestação na Paulista com a TVT News.

Trabalhadores toma a Av. Paulista pela soberania do Brasil

A manifestação, que teve início por volta das 18h em frente ao MASP, nesta quinta-feira (10), reúne diversas categorias e movimentos organizados em resposta ao avanço de pautas conservadoras no Congresso Nacional e à recente ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. De acordo com os organizadores, cerca de 60 mil pessoas participam do ato.

A mobilização, que já vinha sendo articulada como um protesto contra a atuação do Centrão e seus aliados – apontados como “inimigos do povo” – na tentativa de barrar projetos do governo federal voltados à distribuição de renda, ganhou novos contornos com o anúncio do tarifaço de Trump, que estabeleceu tarifas de 50% sobre produtos brasileiros com a justificativa de que Jair Bolsonaro estaria sendo perseguido politicamente pela Justiça brasileira.

A decisão, que escancarou uma articulação internacional em defesa do ex-presidente, foi incorporada pelos organizadores como mais uma bandeira de resistência do povo brasileiro diante da ofensiva da extrema direita global.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, comenta o tarifaço de Trump contra o Brasil: “Vai prejudicar todo o povo brasileiro, nós temos que reagir, somos um país soberano”. Ela defende que o governo Lula reaja com reciprocidade. “O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, Eduardo, estão depondo contra o povo brasileiro e atacando a economia e nossos interesses”, defende.

Entre as principais reivindicações da mobilização estão a taxação dos super-ricos, medida apoiada por movimentos sociais e sindicatos como parte de uma reforma tributária justa, e o fim da escala de trabalho 6×1, que precariza ainda mais a vida de trabalhadores em setores como comércio e serviços.

trabalhadores-ocupam-a-paulista-contra-6x1-super-ricos-centrao-e-trump-tvt-news
Erika Hilton está na manifestação dos trabalhadores na Paulista: contra escala 6×1 e pela soberania do Brasil. Foto: TVT News

As entidades também denunciam a recente derrubada, no Congresso, do decreto presidencial que aumentava a alíquota do IOF para investimentos no exterior realizados por pessoas com patrimônio elevado — o que, para os organizadores, evidencia a opção dos parlamentares pelo privilégio dos mais ricos em detrimento das necessidades do povo.

O protesto na Paulista representa uma resposta coletiva à paralisia do Congresso em relação às pautas populares e à tentativa de setores da política tradicional e da elite econômica de impedir o avanço de conquistas sociais. Com palavras de ordem, faixas e bandeiras, os manifestantes expressam sua indignação não apenas contra a postura do legislativo, mas também contra a interferência estrangeira nos rumos da política nacional. A mobilização deve seguir ao longo da noite, com atos simbólicos e manifestações culturais em defesa da democracia, da soberania e dos direitos dos trabalhadores.

Leia também sobre o ato dos trabalhadores na Paulista com a TVT News

Crédito do Matéria

Confira também

Resultado da Mega Sena 2886

Confira quais as dezenas sorteadas do concurso 2886 da Mega Sena. Veja o resultado da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *