quarta-feira , 2 de julho 2025

Corpo de Juliana Marins passará por autópsia no Brasil, informa AGU

Família quer entender se o resgate fosse mais rápido poderia ter evitado morte de Juliana Marins

O corpo de Juliana Marins, brasileira que morreu após cair em trilha na Indonésia, passará por nova autópsia no Brasil que deve ocorrer entre durante a noite desta terça-feira (1). A medida aprovada pela Advocacia-Geral da União (AGU) visa esclarecer lacunas do exame realizado na Indonésia. Saiba mais na TVT News.

Nova autópsia quer entender hora da morte da Juliana Marins

A certidão de óbito emitida pela Embaixada do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, não esclareceu o momento da morte após queda em trilha do vulcão Rinjani.

O documento apenas informa que Juliana Marins teria morrido em cerca de 20 minutos após ferir gravemente a caixa torácica e foi considerado insuficiente pela família da brasileira.

A falta da informação precisa da hora da morte abre uma lacuna crucial para determinar se a demora do resgate foi determinante para que Juliana Marins morresse.

A nova autópsia deve ocorrer em no máximo seis horas após a aterrisagem em território nacional, a fim de garantir a preservação de evidências. O corpo deve chegar ao Brasil no final da tarde desta terça-feira (1) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A AGU solicitou uma audiência urgente, com a Defensoria Pública da União (DPU) e com o estado do Rio de Janeiro, para definir a forma mais adequada de atender ao desejo da família.

O pedido foi aceito pela Justiça e a audiência será realizada nesta terça-feira (1), às 15h.

A decisão de atender com urgência todos os pedidos dos familiares de Juliana partiu de uma determinação do presidente Lula.

O Procurador-regional da União da 2ª Região, Glaucio de Lima e Castro, lembra que “o governo Federal tem acompanhado com atenção e solidariedade o caso desde o início, prestando apoio à família dentro dos limites institucionais”. Por isso, diante do ajuizamento da DPU, a AGU decidiu se antecipar ao pedido e colocar a União à disposição.

“Devido à natureza humanitária e ao conteúdo da demanda, compreendeu-se que a postura mais adequada seria a de colaborar para que as providências solicitadas pudessem ser operacionalizadas com celeridade e efetividade”, explica Lima e Castro.

Juliana Marins caiu durante trilha a vulcão na Indonésia

Juliana Martins, de 26 anos, caiu durante uma trilha ao vulcão Rinjani, na Indonésia, na madrugada de sábado (21). Ao cair no penhasco, ela foi parar a cerca de 300 metros do trajeto, uma região de difícil acesso. Nesta terça-feira (24), foi identificado que a jovem estava a mais de 650 m de distância do penhasco.

A trilha é uma das mais famosas na Indonésia e deveria ser concluída no domingo. A publicitária de Niterói, no Rio de Janeiro, era influenciadora nas redes sociais nas quais acumula mais de 20 mil seguidores. O acidente ocorreu durante um mochilão pelo sudeste asiático que começou em fevereiro.

Governo Lula lamenta morte de Juliana Marins que caiu no vulcão

Leia a nota divulgada pelo governo brasileiro sobre a morte de Juliana.

O governo brasileiro comunica, com profundo pesar, a morte da turista brasileira Juliana Marins, que havia caído de um penhasco que circunda a trilha junto à cratera do Mount Rinjani (3.726 metros de altura), vulcão localizado a cerca de 1.200 km de Jacarta, na ilha de Lombok.

Ao final de quatro dias de trabalho, dificultado pelas condições meteorológicas, de solo e de visibilidade adversas na região, equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia encontraram o corpo da turista brasileira.

A embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível, para a tarefa de resgate e vinha acompanhando os trabalhos de busca desde a noite de sexta-feira, quando foi informada da queda no Mount Rinjani.

O governo brasileiro transmite suas condolências aos familiares e amigos da turista brasileira pela imensa perda nesse trágico acidente.

Crédito do Matéria

Confira também

Resultado da Mega Sena 2882

Confira quais as dezenas sorteadas do concurso 2882 da Mega Sena. Dezenas sorteadas: 11 – …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *