sexta-feira , 23 de maio 2025

Lula participa do lançamento de cursos da Faculdade Sírio-Libanês

Cursos de Medicina e Biomedicina somam-se aos de Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia, já oferecidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira, 22 de maio, em São Paulo (SP), da cerimônia de lançamento dos cursos de Medicina e Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês. A faculdade terá 100 vagas por ano para o bacharelado em Medicina, e terá o corpo docente composto por profissionais doutores. Saiba mais em TVT News.

O Sírio também está nos ajudando a cumprir aquilo que é uma verdadeira obsessão do presidente Lula, que é a gente garantir um tempo adequado para o atendimento médico especializado no nosso país, disse Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, que esteve na cerimônia com Lula.

A graduação em Medicina soma-se às outras quatro já oferecidas pela Faculdade Sírio-Libanês: Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e, mais recentemente, Biomedicina, também aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Junto com Lula, Geraldo Alckmin celebrou o lançamento dos cursos. “Queria destacar o quanto nós, brasileiros, devemos no nosso desenvolvimento social, econômico, cultural à comunidade sírio-libanesa. A ciência está avançando, e a saúde vai estar na vanguarda de tudo: pesquisa, indústria, recursos humanos, contratação, empregabilidade, questão social”, destacou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

lula-participa-lancamento-de-cursos-sirio-libanes-lula-durante-visita-aos-laboratorios-da-faculdade-de-ciencias-da-saudade-sirio-libanes-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula, durante visita aos laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Grade curricular

A grade curricular integrará teoria e prática desde o primeiro semestre, com conteúdo estruturado em unidades curriculares, que incluem, além dos temas inerentes à formação médica, conteúdos sobre empreendedorismo, gestão, pesquisa e inovação, preparando os futuros profissionais de saúde para os desafios contemporâneos da profissão.

Os alunos terão acesso à estrutura do Hospital Sírio-Libanês, referência internacional em excelência médica, e à experiência no atendimento em saúde pública, atuando em hospitais do SUS.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a instituição já tem uma relação com o SUS de longa data. “Essa instituição nos ajudou a construir o Programa Nacional de Transplante do SUS, que é o maior programa público de transplante do mundo. O Sírio também está nos ajudando a cumprir aquilo que é uma verdadeira obsessão do presidente Lula, que é a gente garantir um tempo adequado para o atendimento médico especializado no nosso país”, declarou.

Faculdade

No fim do ano passado, a Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês inaugurou a sede em São Paulo. Distribuído em um espaço de mais de 9 mil metros quadrados e 11 andares, o local conta com 14 salas de aula, nove laboratórios, 11 salas collab (para atividades em grupo), biblioteca e várias áreas lúdicas e espaços de descanso.

“Este curso nasce do contexto da Lei 12.871, que instituiu o programa Mais Médicos e previu a abertura de cursos em hospitais que atendem a rigorosos requisitos de qualidade. O Hospital Sírio-Libanês atendeu com excelência a todos eles, com residências médicas em mais de 10 especialidades, mais de 400 leitos próprios, convênios com o SUS, estrutura de ensino, laboratórios modernos e um ambiente interdisciplinar que articula ensino, serviço e pesquisa”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Por gov.br.

Crédito do Matéria

Confira também

Previsão do tempo mais precisa: INPE recebe novo supercomputador

Tecnologia vai melhorar a previsão do tempo e do clima ajudando o agronegócio e a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *