terça-feira , 8 de julho 2025

Lula participa do lançamento de cursos da Faculdade Sírio-Libanês

Cursos de Medicina e Biomedicina somam-se aos de Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia, já oferecidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira, 22 de maio, em São Paulo (SP), da cerimônia de lançamento dos cursos de Medicina e Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês. A faculdade terá 100 vagas por ano para o bacharelado em Medicina, e terá o corpo docente composto por profissionais doutores. Saiba mais em TVT News.

O Sírio também está nos ajudando a cumprir aquilo que é uma verdadeira obsessão do presidente Lula, que é a gente garantir um tempo adequado para o atendimento médico especializado no nosso país, disse Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, que esteve na cerimônia com Lula.

A graduação em Medicina soma-se às outras quatro já oferecidas pela Faculdade Sírio-Libanês: Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e, mais recentemente, Biomedicina, também aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Junto com Lula, Geraldo Alckmin celebrou o lançamento dos cursos. “Queria destacar o quanto nós, brasileiros, devemos no nosso desenvolvimento social, econômico, cultural à comunidade sírio-libanesa. A ciência está avançando, e a saúde vai estar na vanguarda de tudo: pesquisa, indústria, recursos humanos, contratação, empregabilidade, questão social”, destacou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

lula-participa-lancamento-de-cursos-sirio-libanes-lula-durante-visita-aos-laboratorios-da-faculdade-de-ciencias-da-saudade-sirio-libanes-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula, durante visita aos laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Grade curricular

A grade curricular integrará teoria e prática desde o primeiro semestre, com conteúdo estruturado em unidades curriculares, que incluem, além dos temas inerentes à formação médica, conteúdos sobre empreendedorismo, gestão, pesquisa e inovação, preparando os futuros profissionais de saúde para os desafios contemporâneos da profissão.

Os alunos terão acesso à estrutura do Hospital Sírio-Libanês, referência internacional em excelência médica, e à experiência no atendimento em saúde pública, atuando em hospitais do SUS.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a instituição já tem uma relação com o SUS de longa data. “Essa instituição nos ajudou a construir o Programa Nacional de Transplante do SUS, que é o maior programa público de transplante do mundo. O Sírio também está nos ajudando a cumprir aquilo que é uma verdadeira obsessão do presidente Lula, que é a gente garantir um tempo adequado para o atendimento médico especializado no nosso país”, declarou.

Faculdade

No fim do ano passado, a Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês inaugurou a sede em São Paulo. Distribuído em um espaço de mais de 9 mil metros quadrados e 11 andares, o local conta com 14 salas de aula, nove laboratórios, 11 salas collab (para atividades em grupo), biblioteca e várias áreas lúdicas e espaços de descanso.

“Este curso nasce do contexto da Lei 12.871, que instituiu o programa Mais Médicos e previu a abertura de cursos em hospitais que atendem a rigorosos requisitos de qualidade. O Hospital Sírio-Libanês atendeu com excelência a todos eles, com residências médicas em mais de 10 especialidades, mais de 400 leitos próprios, convênios com o SUS, estrutura de ensino, laboratórios modernos e um ambiente interdisciplinar que articula ensino, serviço e pesquisa”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Por gov.br.

Crédito do Matéria

Confira também

Fluminense eliminado da Copa do Mundo de Clubes

Último time brasileiro no Mundial de Clubes da FIFA foi derrotado pelo Chelsea; time inglês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *