O Campeonato Brasileiro Série A 2025 tem sido uma verdadeira dança das cadeiras quando o assunto é comando técnico. Com apenas três rodadas completas — e a quarta ainda em andamento —, três treinadores já perderam o cargo. Saiba mais em TVT News.
Nesta quarta-feira (16), Gustavo Quinteros foi demitido do Grêmio. O técnico boliviano não resistiu à goleada por 4 a 1 sofrida diante do Mirassol, pela quarta rodada do Brasileirão.
A chegada de Quinteros ao Brasil gerou grande expectativa. Com um currículo recheado de conquistas — como as Copas do Chile de 2021 e 2023, a Supercopa de 2022 e o Campeonato Chileno do mesmo ano, todos pelo Colo-Colo —, além do título argentino mais recente com o Vélez Sarsfield, o treinador prometia fortalecer o Grêmio.
Mas a maré virou ainda em março, após a perda do título gaúcho para o Internacional, com um placar agregado de 3 a 1. A crise se intensificou no Brasileirão: em quatro jogos, o time somou apenas três pontos.
No total, Gustavo Quinteros esteve à frente do Grêmio em apenas 18 jogos. Nesse período, conquistou oito vitórias, cinco empates e sofreu cinco derrotas.
Gustavo Quinteros deixa o comando técnico do Grêmio.https://t.co/Y3h0zi4LMg
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 17, 2025
Santos demite técnico Pedro Caixinha após início difícil no Brasileiro
Não chegou a quatro meses a passagem do técnico português Pedro Caixinha à frente do comando técnico do time masculino do Santos. Ele foi demitido pela diretoria do clube na segunda-feira (14), um dia após a derrota do Peixe para o Fluminense (1 a 0), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe santista estreou com derrota para o Vasco (2 a 1) e, na rodada seguinte, empatou em casa com o Bahia (2 a 2). Só voltou a vencer nesta quarta-feira (16), bateu o Atlético-MG por 2×0.
De acordo com nota oficial do Santos, o auxiliar técnico César Sampaio assume o time interinamente. Ele esteve estar à beira do gramado da Vila Belmiro, na vitória contra o galo.
Desde que assinou contrato com o Peixe em 23 de dezembro, Caixinha disputou 17 partidas, somando seis vitórias, quatro empates e sete derrotas. No início da atual temporada, o Santos parou na semifinal, após revés para o Corinthians (2 a 1), em partida única.
Além do treinador português, também deixam o Santos os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas; o preparador físico Guilherme Gomes; e o preparador de goleiros José Belman.
O Santos Futebol Clube informa que o técnico Pedro Caixinha não comanda mais o time profissional. Junto com ele deixam o Clube os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de goleiros José Belman. O auxiliar técnico César… pic.twitter.com/qaAoMMheI5
— Santos FC (@SantosFC) April 14, 2025
Fluminense demitiu Mano Menezes
Já a primeira demissão do Campeonato aconteceu logo na rodada de abertura. Após o vice-campeonato carioca e sob forte pressão, Mano Menezes foi desligado do comando do Fluminense após a derrota para o Fortaleza na estreia da competição.
Além de Mano, também deixaram o Fluminense seus auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski, além do preparador físico Flávio Oliveira.
O treinador estava no comando do Tricolor das Laranjeiras desde julho de 2024. Durante o período, acumulou 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Ele foi substituído por Renato Gaúcho, que também já foi técnico do time.
O Fluminense FC informa que Mano Menezes não está mais à frente do comando técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski e o preparador físico Flávio Oliveira. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do… pic.twitter.com/AfoO0Zpj4o
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 30, 2025
Técnicos pressionados
No entanto, outros treinadores ainda estão em risco de cair antes mesmo da rodada terminar.
O técnico Ramon Diaz, do Corinthians, vive um momento de pressão intensa no comando técnico, mesmo após ter conquistado o título do Campeonato Paulista há apenas três semanas. Desde a taça levantada, o time venceu apenas uma vez em seis partidas, e o desempenho ruim colocou seu cargo em risco. A expectativa é que seu futuro seja definido ainda neste final de semana.
Já Luis Zubeldía, do São Paulo, por outro lado, enfrenta a insatisfação da torcida, que tem manifestado críticas ao desempenho recente do time. Apesar da pressão vinda das arquibancadas, o treinador ainda conta com o respaldo público da diretoria do Tricolor, que mantém apoio ao seu trabalho – ao menos por enquanto.
Quais são os técnicos do Brasileirão?
- Atlético-MG: Cuca (desde dezembro de 2024)
- Bahia: Rogério Ceni (desde setembro de 2023)
- Botafogo: Renato Paiva (desde fevereiro de 2025)
- Ceará: Léo Condé (desde julho de 2024)
- Corinthians: Ramón Díaz (desde julho de 2024)
- Cruzeiro: Leonardo Jardim (desde fevereiro de 2025)
- Flamengo: Filipe Luís (desde setembro de 2024)
- Fluminense: Renato Gaúcho (desde abril de 2025, após demissão de Mano)
- Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (desde maio de 2021)
- Grêmio: sem técnico após demissão de Gustavo Quinteros
- Inter: Roger Machado (desde julho de 2024)
- Juventude: Fabio Matias (desde outubro de 2024)
- Mirassol: Rafael Guanaes (desde março de 2025)
- Palmeiras: Abel Ferreira (desde novembro de 2020)
- Red Bull Bragantino: Fernando Seabra (desde outubro de 2024)
- Santos: Cesar Sampaio (interino após a demissão de Caixinha)
- São Paulo: Luis Zubeldía (desde abril de 2024)
- Sport: Pepa (desde setembro de 2024)
- Vasco: Carille (desde dezembro de 2024)
- Vitória: Thiago Carpini (desde maio de 2024)