Mais Professores para o Brasil deve impulsionar a docência na Educação Básica Já pensou em…

É possível entrar na USP pelo Enem? Entenda o Enem-USP
A USP também aceita a nota do Enem, confira como usar. O resultado do Enem será divulgado dia 16
Sim, é possível entrar na USP usando a nota do Enem. Para o ingresso em 2026, o período de inscrição do Enem-USP já acabou, mas com o resultado do Enem que será divulgado dia 16 de janeiro, você já pode se programar. Confira em TVT News como usar a nota do Enem na USP.
Posso usar o Enem na Fuvest?
- O processo seletivo para entrar na USP usando a nota do Enem chama-se Enem USP;
- Podem se inscrever estudantes que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio neste ano;
- Quem já é formado, com diploma de curso superior reconhecido, e devidamente registrado, e que tenham participado das provas do ENEM como candidatos regulares também podem se inscrever.
Com usar o Enem na USP?
As provas, calendário, programas e critérios de pontuação são de responsabilidade exclusiva do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão federal responsável pelo Enem A FUVEST é a responsável pela sistematização das inscrições, classificação dos candidatos segundo os critérios definidos pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e convocação dos selecionados.

Quantas vagas são oferecidas no Enem-USP
O ENEM-USP oferece 1.500 vagas em diversos cursos da USP. Do total:
● 684 vagas são destinadas à Ampla Concorrência (AC);
● 512 vagas para estudantes EP (egressos de escolas públicas);
● 304 vagas para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas).
Todos os inscritos concorrem às vagas de Ampla Concorrência e podem optar, no momento da inscrição, por participar também das Políticas de Ações Afirmativas.
Quando são as inscrições para o Enem USP?
As inscrições para o ENEM-USP 2026, processo seletivo que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), se encerraram em 19 de dezembro.
Para o próximo ano, é preciso esperar a divulgação da USP. A TVT News vai te contar as novidades e os calendários do Enem e da Fuvest.
Enem Fuvest
ENEM-USP 2026 – Alterações nas opções de curso podem ser realizadas nos dias 20 e 21/01
Os inscritos para o ENEM-USP 2026, processo seletivo que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), que optarem por realizar alterações nas opções de curso terão o período entre as 12h do dia 20 de janeiro até às 12h do dia 21 de janeiro para realizarem a modificação, exclusivamente dentro da Área do Conhecimento escolhida na inscrição. As alterações podem ser feitas na Área do Candidato do site da FUVEST.
A Área do Conhecimento que o inscrito selecionou no momento da inscrição não poderá ser alterada.
Quando sai o resultado da Fuvest?
A FUVEST divulgará as listas de convocados (chamadas) no site oficial. Serão realizadas três chamadas regulares, seguidas das convocações da Lista de Espera, destinada ao preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. É importante acompanhar todas as datas de matrícula e prazos divulgados pela FUVEST.

ENEM-USP 2026 – FUVEST divulga a lista de candidatos aprovados na 1ª chamada
A FUVEST divulga, nesta sexta-feira (23 de janeiro), a lista de candidatos aprovados na 1ª chamada do ENEM-USP 2026, que oferece 1.500 vagas regulares nos cursos de Graduação da USP. A lista de alunos aprovados pode ser acessada aqui.
O período de pré-matrícula virtual para os aprovados em 1ª chamada ocorrerá entre as 8h de 27 de janeiro e às 12h de 30 de janeiro, no site da USP. A etapa de efetivação da matrícula, obrigatória para todos os ingressantes que realizarem a pré-matrícula, terá início às 8h de 23 de fevereiro com encerramento às 12h de 25 de fevereiro. Para garantir a vaga, é necessário realizar a primeira etapa de pré-matrícula virtual e a segunda etapa de efetivação de matrícula.
A lista de candidatos aprovados em 2ª chamada será divulgada 3 de fevereiro.
Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de janeiro, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (9).

As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participante. Os candidatos poderão conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento avaliada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e ciências da natureza).

O boletim individual dos treineiros será publicado posteriormente, informou o Ministério da Educação.
Os estudantes podem usar as notas para ingressar no ensino superior por meio de uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro; uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com informações da Fuvest e da Agência Brasil


Comments (0)