Skip to content
quarta-feira, 12 de novembro de 2025 -

Trump sinaliza que pode diminuir tarifaço sobre café

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em entrevista ao canal Fox News que pode reduzir o tarifaço sobre a importação de café.

Trump não sinalizou quanto e nem quando, mas foi a primeira menção do presidente norte-americano de reduzir tarifas sobre um dos produtos importados do Brasil.

As falas de Trump foram feitas em entrevista ao canal Fox News na terça-feira, 11 e não citam diretamente o Brasil, que é um dos principais exportadores para os EUA.

O café brasileiro representa 30,7% das importações americanas de café, de acordo com o banco de dados UN Comtrade — seguido por Colômbia (18,3%) e Vietnã (6,6%).

A declaração acontece em meio às negociações entre Brasil e EUA. A diplomacia brasileira aguarda uma nova reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, nesta semana, no Canadá, em paralelo aos eventos da reunião ministerial do G7.

Nos EUA, os preços do café no varejo subiram quase 21% em agosto em comparação com o mesmo período do ano anterior, e as tarifas da administração Trump são parcialmente responsáveis.

Durante a conversa por video com o presidente Lula, Trump havia dito que sentia falta do cafezinho brasileiro.

Em julho, o Brasil foi alvo do tarifaço de 50%, enquanto o Vietnã recebeu tarifas de 20% e a Colômbia de 10%. Desde então, o governo Lula vem adotando medidas para derrubar o tarifaço.

lula-e-trump-se-encontram-para-coversar-sobre-tarifaco-frnte-a-frente-lula-e-trump-dizem-que-havera-conclusao-rapida-para-os-dois-paises-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Trump e Lula em encontro na Cúpula do ASEAN, na Malásia. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O maior passo para reduzir o tarifaço foi a reunião entre Trump e Lula na Malásia, em outubro

Durante a conversa entre Trump e o presidente brasileiro, descrita por Lula como “franca e construtiva”, os líderes discutiram caminhos para a suspensão das medidas e reforçaram o compromisso de aprofundar o diálogo econômico entre os dois países.

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou o presidente Lula nas redes sociais.

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...