Skip to content
quinta-feira, 06 de novembro de 2025 -

manifestação cultural que abriu a Cúpula dos Líderes da COP30

Grupo paraense leva cores, ritmo e tradição amazônica à abertura do evento que antecede a COP30

Apresentação do Arraial da Pavulagem abre a Cúpula do Clima de Belém nesta segunda-feira, 6/11, reunindo líderes de 128 delegações de todo o mundo. Conheça o Arraial da Pavulagem com a TVT News.

Por Fábia Regina Ribeiro Gonzaga Medeiros, sob supervisão de Alexandre Barbosa

Arraial do Pavulagem abre a Cúpula dos Líderes da COP30 em Belém

A Cúpula dos Líderes da COP30 ocorreu nesta quinta-feira (6), na capital paraense, e teve abertura marcada pela apresentação do Arraial do Pavulagem, grupo musical criado em 1987 que se tornou referência na difusão da cultura popular amazônica, especialmente a paraense.

O grupo aproveitou o momento em que os holofotes do mundo estão voltados à Amazônia e transformou o espaço da cúpula em um cortejo que misturou tradição e ritmos regionais.

conheca-a-pavulagem-manifestacao-cultural-que-abriu-a-cupula-dos-lideres-da-cop30-tvt-news
Arraial da Pavulagem transformou o espaço da cúpula em um cortejo que misturou tradição e ritmos regionais. Foto: Rafa Neddermeyer/COP30

O que é o Arraial da Pavulagem

Em junho, o Arraial do Pavulagem toma as ruas de Belém com o “Arrastão do Pavulagem”. Os brincantes usam chapéus de palha enfeitados com fitas coloridas e uma estrela azul desenhada no centro, símbolo dedicado a São João, padroeiro das festas juninas.

Os ritmos predominantes são o boi-bumbá, o xote marajoara, o siriá, o lundum e outros que compõem a música popular do Pará. Em junho e outubro, o grupo realiza cortejos pelo centro da cidade, reunindo milhares de pessoas em celebrações culturais.

A Cúpula dos Líderes ocorre dias antes da COP30 (Conferência das Partes), conferência do clima da ONU que tem o intuito de estabelecer pontos de debate e marcar a abertura política do evento, cujas negociações formais estão previstas para acontecer entre 10 e 21 de novembro.

conheca-a-pavulagem-manifestacao-cultural-que-abriu-a-cupula-dos-lideres-da-cop30-tvt-news
Os ritmos predominantes são o boi-bumbá, o xote marajoara, o siriá, o lundum e outros que compõem a música popular do Pará. Foto Aline Massuca/COP30

Como foi a abertura da Cúpula de Líderes

A Cúpula do Clima de Belém teve início nesta segunda-feira, 6/11, reunindo líderes de 128 delegações de todo o mundo. Na cerimônia de abertura, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a urgência de proteger as florestas e acelerar a transição energética.

“Acelerar a transição energética e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global. Apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”, afirmou o presidente.

Durante o discurso, o presidente Lula também explicou que a Cúpula, precedente à COP30, é uma iniciativa brasileira voltada a reunir forças políticas e promover ações concretas para conter a crise climática.

“Esta Cúpula é uma inovação que trazemos ao universo das COPs. As convergências já são conhecidas. Nosso objetivo será enfrentar as divergências. Nós, líderes, podemos e devemos discutir tudo, para além dos muros da Convenção. As palavras ditas aqui serão a bússola da jornada a ser percorrida por nossas delegações nas próximas duas semanas”, finalizou o presidente Lula.

Com informações de Mayara Souto/COP30

conheca-a-pavulagem-manifestacao-cultural-que-abriu-a-cupula-dos-lideres-da-cop30-tvt-news
Os ritmos predominantes são o boi-bumbá, o xote marajoara, o siriá, o lundum e outros que compõem a música popular do Pará. Foto Aline Massuca/COP30

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...