A Câmara dos Deputados mais uma vez virou as costas para a opinião pública e…

Lula vence em todos os cenários para 2026, diz Quaest
A pesquisa indica também que o medo de Jair Bolsonaro (PL) retornar ao poder cresceu
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários simulados para as eleições presidenciais de 2026. O petista tem avaliação favorável desde agosto, quando também apresentou valores favoráveis para o 1º e 2º turnos e sua aprovação cresceu em todas as regiões e faixas de renda. Saiba mais em TVT News.
De acordo com a Quaest, Lula mantém a popularidade. O petista está distante de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Michelle Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro (PL), Eduardo Leite (PSD) e também do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.
A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de setembro e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.004 pessoas a partir de 16 anos em 120 municípios do Brasil. O nível de confiança é de 95%.
Cenários de 2º turno
Lula (PT) tem 43% das intenções de voto contra 35% de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesta quarta-feira (17), o governador de São Paulo afirmou que não pretende disputar a eleição presidencial em 2026 e deve concorrer à reeleição para o Palácio dos Bandeirantes. O aliado do ex-presidente é apontado como o principal herdeiro do bolsonarismo pela extrema-direita.
O presidente Lula vence Ciro Gomes (PDT) por 44% contra 33%. No cenário contra Ratinho Júnior (PSD), o petista tem 44% das intenções de voto ante 32% do governador do Paraná. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem os mesmos 32% contra 45% de Lula.
Contra os 31% de Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, o petista alcança 47% das intenções de voto. A maior distância está entre Lula e o governador do Rio Grande do Sul: o presidente tem 45% dos eleitores, enquanto Eduardo Leite (PSD), somente 26%.
Lula vence toda a família Bolsonaro. O presidente seria a escolha de 47% dos eleitores caso Eduardo Bolsonaro (PL) fosse seu adversário no 2º turno; o deputado federal filho do ex-presidente teria 29% dos votos. Contra Michelle, o petista tem os mesmos 47% ante 32% da ex-primeira dama. Contra Jair Bolsonaro, Lula teria 47% e o ex-presidente — que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) —, 34% das intenções.
Bolsonaro não pode se candidatar e sua base de apoio está cada vez menor. Houve um aumento de 11% entre o que pensam que Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro candidato, de 65%, em agosto, para 76%, em setembro. O posicionamento se mantém mesmo entre a direita não bolsonarista (74%). Os bolsonaristas são os únicos que acreditam que o político do PL deve manter a candidatura (52%) ante 46% que acreditam que ele deve apoiar outro candidato.
Para a pergunta “o que te dá mais medo hoje: a continuidade do gov. Lula ou o retorno do Bolsonaro ao governo?”, a maioria dos entrevistados (49%) respondeu temer uma volta do ex-presidente ao poder, o que é um crescimento de dois pontos percentuais em relação a agosto. Mesmo entre quem não tem posicionamento político, o medo de Bolsonaro retornar é maior. Dos eleitores, 41% diz temer a continuidade do petista.

Cenários de 1º turno
1º cenário – sem Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PL)
Lula (PT) – 32%
Jair Bolsonaro (PL) – 24%
Ciro Gomes (PDT) – 11%
Ratinho Júnior (PSD) – 8%
Romeu Zema (Novo) – 5%
Ronaldo Caiado (União) – 4%
Indecisos – 5%
Branco/Nulo/Não vai votar – 11%
2º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PL)
Lula (PT) – 33%
Michelle Bolsonaro (PL) – 18%
Ciro Gomes (PDT) – 13%
Ratinho Júnior (PSD) – 8%
Romeu Zema (Novo) – 6%
Ronaldo Caiado (União) – 5%
Indecisos – 5%
Branco/Nulo/Não vai votar – 12%
3º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD)
Lula (PT) – 35%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 17%
Ciro Gomes (PDT) – 13%
Romeu Zema (Novo) – 5%
Ronaldo Caiado (União) – 6%
Indecisos – 6%
Branco/Nulo/Não vai votar – 18%
4º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Lula (PT) – 32%
Eduardo Bolsonaro (PL) – 14%
Ciro Gomes (PDT) – 14%
Ratinho Júnior (PSD) – 10%
Romeu Zema (Novo) – 6%
Ronaldo Caiado (União) – 5%
Indecisos – 6%
Branco/Nulo/Não vai votar – 13%
5º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União)
Lula (PT) – 40%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 20%
Eduardo Bolsonaro (PL) – 16%
Indecisos – 5%
Branco/Nulo/Não vai votar – 19%
6º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União)
Lula (PT) – 40%
Eduardo Bolsonaro (PL) – 21%
Ratinho Júnior (PSD) – 16%
Indecisos – 5%
Branco/Nulo/Não vai votar – 18%
7º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União)
Lula (PT) – 42%
Eduardo Bolsonaro (PL) – 21%
Romeu Zema (Novo) – 13%
Indecisos – 5%
Branco/Nulo/Não vai votar – 19%
8º cenário – sem Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo)
Lula (PT) – 43%
Eduardo Bolsonaro (PL) – 21%
Ronaldo Caiado (União) – 12%
Indecisos – 5%
Branco/Nulo/Não vai votar – 19%
Comments (0)