Leia entrevistda sobre legado de Paulo Freire :alfabetização como formação crítica Na próxima segunda-feira (8)…

esquerda e direita nas ruas
Enquanto a direita abria bandeira dos EUA na Av. Paulista, a esquerda e o presidente Lula defenderam a soberania do Brasil.
Acompanhe na TVT News a análise do 7 de setembro de 2025. Programa especial analisa as manifestações democráticas da esquerda, o desfile de 7 de setembro, o pronunciamento do presidente Lula e as manifestações da direita em defesa de golpistas.
Análise do 7 de setembro
Esquerda vai às ruas pela democracia e soberania e direita faz apelo a Trump por anistia a golpistas. Mais do que números, a diferença está na defesa da Pátria: enquanto a direita abria bandeira dos EUA na Av. Paulista, a esquerda e o presidente Lula defenderam a soberania do Brasil.
Com apresentação de Talita Galli, programação especial da TVT analisa os atos do 7 de setembro.
Veja ao vivo:
7 de setembro nas ruas
Movimentos populares gritam “Sem Anistia” e clamam por justiça tributária e o fim da escala 6×1
Neste 7 de Setembro, movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais e organizações populares vão às ruas para resgatar o verdadeiro sentido da independência: o Brasil é do povo brasileiro, e é o povo quem deve decidir os rumos do país.
Um bom brasileiro não foge a luta já dizia o Hino Nacional brasileiro: no local, os participantes gritam “Sem Anistia”, em recado ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e aos bolsonaristas que tentam articular um projeto para inocentar o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados de todos os crimes.
Outras pautas estão marcando a manifestação: a justiça tributária com taxação dos super-ricos; a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês; a redução da jornada semanal de trabalho sem corte de salários; a fim da escala 6×1; a defesa do meio ambiente.
Neste 7 de setembro de 2025, o ato se encontra cheio, espantando o frio para ocupar com o calor de uma população ansiosa por um Brasil mais justo e soberano.
As mobilizações foram convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, pela CUT, pelo Fórum das Centrais Sindicais e pelo tradicional Grito dos Excluídos e das Excluídas. A Central de Movimentos Populares (CMP), que liderou os protestos pelo Fora Bolsonaro em 2022, também está à frente da organização.
Listas de cidades que realizaram atos da esquerda hoje:
Veja fotos do 7 de setembro da esquerda em São Paulo

















7 de setembro em Brasília
Desfile de 7 de Setembro em Brasília realça soberania do Brasil nos 203 anos da independência
Com o lema “Brasil Soberano”, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro foi realizado neste domingo, com público total estimado de 45 mil pessoas em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
A celebração do Dia da Independência durou cerca de duas horas e foi amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro –, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea).
O desfile, que começou a partir das 9h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades.
“Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, ressaltou Lula em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sábado (6), em razão do 7 de Setembro.

Veja imagens do desfile de 7 setembro








Com informações da Secretaria de Comunicação Social
Comments (0)