Confira quais as dezenas sorteadas do concurso 2898 da Mega Sena. Veja o resultado da…

Jones Manoel participa do Jornal TVT News Primeira Edição
O historiador Jones Manoel participa do Jornal TVT News Primeira Edição nesta sexta-feira (8), a partir das 10h30. Sem explicação ou aviso, as contas do youtuber no Instagram e Facebook foram derrubadas pela Meta nesta quarta-feira (6), após atingir 1 milhão de seguidores. De acordo com Jones, a derrubada “tem motivações e implicações políticas” pelo seu crescimento na plataforma, onde divulga conteúdos progressistas. Saiba mais em TVT News.
Derrubada das contas de Jones Manoel
Nesta quarta-feira (6), quando alcançou as marcas de 1 milhão de seguidores e mais de cem mil visualizações nos últimos trinta dias, Jones Manoel teve suas contas no Instagram e no Facebook banidas “de forma abrupta e sem qualquer justificativa concreta pela empresa Meta Plataforms”, diz sua equipe jurídica em nota. A suspensão foi denunciada por Jones no X.
A alegação da empresa é que as contas não se adequam aos “padrões da plataforma”, sem mais explicações. Segundo a equipe jurídica de Jones, a Meta não oferecerá a possibilidade de recurso administrativo. “Essa conduta arbitrária atenta diretamente contra a liberdade de expressão”, criticam em nota.
A equipe jurídica esclarece que o historiador não criará contas reservas e buscará o Poder Judiciário para recuperar as contas. “A liberdade de expressão não pode estar sujeita ao arbítrio de corporações privadas que, muitas vezes, operam como verdadeiros censores digitais”, declaram.
— Jones Manoel – YouTube: Farol Brasil (@jonesmanoel_PE) August 7, 2025
Diante da derrubada de suas contas, Jones criticou as big techs, que concentram dados e conseguem silenciar ou promover conteúdos. “É claro que as big techs não iam ficar só olhando o crescimento de uma figura política como eu sem acontecer nada”, disse o historiador.
Parlamentares se manifestaram em defesa de Jones, após a supensão das contas. “Enquanto discursos de ódio, misoginia, racismo e fake news continuam circulando livremente, quem denuncia o genocídio em Gaza, critica as big techs ou aponta a destruição do planeta pelas grandes corporações é censurado”, criticou a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) classificou a ação da Meta como “perseguição política” e disse se tratar de “um ataque às liberdades democráticas”. Já o vereador Fabrício Rosa (PT) declarou que “passou da hora de o Brasil encarar a discussão sobre a atuação das big techs e criar algum tipo de regulamentação”.
Quem é Jones Manoel
Natural de Recife (PE), Jones é formado em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O comunicador publica vídeos de formação política e debates sobre história e conjuntura brasileira em seu canal no YouTube, Farol Brasil, e em suas redes sociais.
Jones é um fenômeno entre os comunicadores digitais de esquerda. A derrubada das contas ocorre após o historiador viralizar depois de participar de um debate contra 20 conservadores no quadro “Zona de Fogo”, do canal Spectrum, no YouTube. Entre os assuntos, Jones discutiu fim da escala 6×1, ideologia de genêro e agronegócio.
Em julho, Jones participou do podcast “Mano a Mano”, de Mano Brown. No episódio, o rapper disse que votaria no historiador para presidente. O comunicador já foi candidato ao governo do estado de Pernambuco pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 2022 e recebeu 33.931 votos.
Jornal TVT News: manhã e tarde com os trabalhadores
TVT News tem dois telejornais diários: o Jornal TVT News Primeira Edição, das 10h30 às 13h, e o Jornal TVT News Segunda Edição, das 16h às 18h. Os dois noticiários fazem parte das transformações de programação e linguagem que começaram em agosto de 2024 quando o site TVT News foi lançado.
“Nossa estratégia de unificar a redação e diversificar conteúdos vem se mostrando acertada. Agora nossos esforços estão concentrados em aumentar a audiência e estrear novos produtos”, explica o Diretor de Conteúdo da TVT News, Ricardo Negrão.

Comments (0)