Skip to content
sexta-feira, 08 de agosto de 2025 -

Jones Manoel participa do Jornal TVT News Primeira Edição

O historiador Jones Manoel participa do Jornal TVT News Primeira Edição nesta sexta-feira (8), a partir das 10h30. Sem explicação ou aviso, as contas do youtuber no Instagram e Facebook foram derrubadas pela Meta nesta quarta-feira (6), após atingir 1 milhão de seguidores. De acordo com Jones, a derrubada “tem motivações e implicações políticas” pelo seu crescimento na plataforma, onde divulga conteúdos progressistas. Saiba mais em TVT News.

Derrubada das contas de Jones Manoel

Nesta quarta-feira (6), quando alcançou as marcas de 1 milhão de seguidores e mais de cem mil visualizações nos últimos trinta dias, Jones Manoel teve suas contas no Instagram e no Facebook banidas “de forma abrupta e sem qualquer justificativa concreta pela empresa Meta Plataforms”, diz sua equipe jurídica em nota. A suspensão foi denunciada por Jones no X.

A alegação da empresa é que as contas não se adequam aos “padrões da plataforma”, sem mais explicações. Segundo a equipe jurídica de Jones, a Meta não oferecerá a possibilidade de recurso administrativo. “Essa conduta arbitrária atenta diretamente contra a liberdade de expressão”, criticam em nota.

A equipe jurídica esclarece que o historiador não criará contas reservas e buscará o Poder Judiciário para recuperar as contas. “A liberdade de expressão não pode estar sujeita ao arbítrio de corporações privadas que, muitas vezes, operam como verdadeiros censores digitais”, declaram.

Diante da derrubada de suas contas, Jones criticou as big techs, que concentram dados e conseguem silenciar ou promover conteúdos. “É claro que as big techs não iam ficar só olhando o crescimento de uma figura política como eu sem acontecer nada”, disse o historiador.

Parlamentares se manifestaram em defesa de Jones, após a supensão das contas. “Enquanto discursos de ódio, misoginia, racismo e fake news continuam circulando livremente, quem denuncia o genocídio em Gaza, critica as big techs ou aponta a destruição do planeta pelas grandes corporações é censurado”, criticou a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) classificou a ação da Meta como “perseguição política” e disse se tratar de “um ataque às liberdades democráticas”. Já o vereador Fabrício Rosa (PT) declarou que “passou da hora de o Brasil encarar a discussão sobre a atuação das big techs e criar algum tipo de regulamentação”.

Quem é Jones Manoel

Natural de Recife (PE), Jones é formado em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O comunicador publica vídeos de formação política e debates sobre história e conjuntura brasileira em seu canal no YouTube, Farol Brasil, e em suas redes sociais.

Jones é um fenômeno entre os comunicadores digitais de esquerda. A derrubada das contas ocorre após o historiador viralizar depois de participar de um debate contra 20 conservadores no quadro “Zona de Fogo”, do canal Spectrum, no YouTube. Entre os assuntos, Jones discutiu fim da escala 6×1, ideologia de genêro e agronegócio.

Em julho, Jones participou do podcast “Mano a Mano”, de Mano Brown. No episódio, o rapper disse que votaria no historiador para presidente. O comunicador já foi candidato ao governo do estado de Pernambuco pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 2022 e recebeu 33.931 votos.

Jornal TVT News: manhã e tarde com os trabalhadores

TVT News tem dois telejornais diários: o Jornal TVT News Primeira Edição, das 10h30 às 13h, e o Jornal TVT News Segunda Edição, das 16h às 18h. Os dois noticiários fazem parte das transformações de programação e linguagem que começaram em agosto de 2024 quando o site TVT News foi lançado.

“Nossa estratégia de unificar a redação e diversificar conteúdos vem se mostrando acertada. Agora nossos esforços estão concentrados em aumentar a audiência e estrear novos produtos”, explica o Diretor de Conteúdo da TVT News, Ricardo Negrão.

jornal-tvt-news-primeira-edicao-jornal-tvt-news-segunda-edicao-talita-galli-e-don-ernesto-apresentadores-dos-novos-telejornais-da-tvt-news-o-dia-com-os-trabalhadores-foto-vitoria-machado-tvt-news-tvt-news
Talita Galli e Don Ernesto, apresentadores dos novos telejornais da TVT News: o dia com os trabalhadores. Foto: Vitória Machado/TVT News

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...