Skip to content
quinta-feira, 07 de agosto de 2025 -

MinC lança Rouanet Nordeste com investimento de R$ 40 mi e parceria com estatais

Programa vai incentivar projetos nos nove estados nordestinos, além de norte de MG e Espírito Santo

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro, realiza, na próxima quinta-feira (7), no Crato (CE), a cerimônia de lançamento do programa Rouanet Nordeste. Saiba detalhes na TVT News.

Com investimento de R$ 40 milhões, a iniciativa dá continuidade à política de nacionalização e democratização do investimento no setor produtivo cultural por meio do mecanismo de incentivo, além de fortalecer a diversidade cultural da região Nordeste e dos municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

“O desenvolvimento de uma nação passa pela valorização do seu povo, da sua cultura e da sua diversidade. O lançamento do Programa Rouanet Nordeste é mais um passo na nacionalização do fomento, compromisso do MinC firmado com o presidente Lula. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias, por meio da Lei Rouanet, com empresas públicas e privadas”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que estará no Ceará para o lançamento.

Oficinas de capacitação

No mesmo dia do lançamento do Programa, o MinC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) darão início às oficinas de capacitação de agentes culturais da região Nordeste. O objetivo é oferecer habilidades técnicas para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais. Ao todo, serão realizadas formações presenciais em setes estados da região pela equipe técnica do MinC e do Sesi, além da promoção de transmissões e conferências virtuais com os proponentes.

“Com o programa Rouanet Nordeste, estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de estados historicamente menos contemplados com o fomento. Nosso maior objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico”, afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura ( Sefic ), Henilton Menezes. Segundo ele, as oficinas visam tornar o processo de submissão de propostas culturais mais acessível e facilitado para proponentes iniciantes e experientes.

“A parceria entre o Sesi e o Ministério da Cultura, em especial nos editais dos programas Rouanet, consolidou-se como um marco na qualificação de milhares de gestores culturais, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a sustentabilidade do setor cultural brasileiro”, destacou a superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cláudia Ramalho.

Calendário do Rouanet Nordeste

O Ministério da Cultura e Sesi realizarão 10 oficinas, entre presenciais e virtuais, para a formação de agentes culturais no âmbito do programa Rouanet Nordeste. Confira:

  • 7/8: Oficina presencial na cidade de Crato (CE);
  • 9/8: Oficina presencial na cidade de Fortaleza (CE);
  • 11/8: Oficina presencial na cidade de Salvador (BA);
  • 18/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de São Luís (MA);
  • 20/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Recife (PE);
  • 22/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Teresina (PI);
  • 27/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Natal (RN);
  • 29/8: Oficina presencial na cidade de Aracaju (SE);
  • 1/9: Oficina virtual de tira-dúvidas;
  • 2/9: Oficina virtual de tira-dúvidas.

Para realizar inscrições para as formações presenciais, clique aqui . As oficinas virtuais poderão ser acessadas no canal oficial no Ministério da Cultura no Youtube.

Com Agência Gov

Leia mais notícias na TVT News

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...