sábado , 26 de julho 2025

Governo Federal lança página sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027

Faltando 700 dias para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027, o Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira (24) uma página dedicada ao torneio no site oficial da pasta. Veja mais em TVT News.

Página da Copa do Mundo de Futebol Feminino

O portal já está ativo e pode ser acessado no endereço gov.br/copa2027. A iniciativa busca garantir transparência e facilitar o acesso às informações sobre os preparativos do país para sediar o evento.

Primeiro país sul-americano a receber a competição, o Brasil intensifica os esforços para realizar uma edição histórica. Segundo o Ministério do Esporte, estão sendo coordenadas ações junto a estados, municípios e parceiros para estruturar uma competição que promova desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade.

Transparência e informação

A nova página reúne conteúdos sobre as ações do governo e da Federação Internacional de Futebol (FIFA), além de atualizações sobre as reuniões interministeriais do grupo de trabalho responsável pela elaboração da Lei Geral da Copa. O normativo estabelecerá as diretrizes para a implementação das garantias governamentais exigidas pela entidade internacional.

De acordo com o Governo Federal, além do espetáculo esportivo, está sendo discutido os legados sociais da competição, com foco em ampliar o acesso de meninas e mulheres ao esporte, para gerar mais oportunidades no mercado de trabalho esportivo e fortalecer políticas públicas voltadas ao futebol feminino em todas as suas dimensões.

A expectativa é que o evento, marcado para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, seja um marco não apenas esportivo, mas também social.

Com a experiência adquirida na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil aposta em sua infraestrutura já consolidada.

ministerio-esporte-pagina-copa-mundo-feminina-2027
Confira as oito sedes da Copa do Mundo Feminina em 2027. Foto: Ministério do Esporte

Escolha

A competição é realizada a cada quatro anos desde a primeira edição, na China, em 1991, na qual os Estados Unidos derrotaram a Noruega na final. Desde então, o torneio teve sete países-sede e cinco seleções foram campeãs: Estados Unidos (quatro vezes), Alemanha (duas vezes), Noruega, Japão e Espanha (atual campeã). O Brasil, em maio de 2024, derrotou a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda e foi escolhido para sediar, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo.

Participantes

O torneio terá 32 seleções: seis vagas diretas para a Ásia, quatro vagas diretas para a África, quatro vagas diretas para a América do Norte e Central, quatro vagas diretas para a América do Sul (Brasil, país-sede, está classificado automaticamente), uma vaga direta para Oceania e 11 vagas diretas para a Europa. As outras três vagas serão decididas por meio do Torneio de Classificação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027.

Título inédito

Atual vice-campeã olímpica, a seleção feminina busca na Copa do Mundo um título inédito. O melhor resultado brasileiro foi o vice-campeonato em 2007, em decisão perdida para a Alemanha. Se o Brasil não tem ainda um título, tem a artilheira da história dos Mundiais. A rainha Marta soma 17 gols na competição.

Recorde

O Brasil vai estender seu recorde de participações na Copa feminina, após ter jogado todas as primeiras nove edições, indo agora para a décima. Alemanha, Estados Unidos, Japão, Nigéria, Noruega e Suécia também podem igualar essa marca. Em relação às atletas, Formiga disputou sete Copas do Mundo Femininas, algo sem precedentes na história do esporte. A zagueira nigeriana Onome Ebi e a craque brasileira Marta somaram seis.

Sedes

Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, são as oito cidades que receberão as partidas da Copa de 2027.

Leia também sobre Copa do Mundo

Crédito do Matéria

Confira também

Notícias do dia no Jornal TVT News Segunda Edição

Acompanhe o Jornal TVT News Segunda Edição de 25 de julho de 2025. Veja quais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *