sábado , 5 de julho 2025

Flipei 2025 anuncia maior edição, mais diversa e gratuita em São Paulo

7ª edição da Flipei contará com uma programação ampla, independente e progressista

A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) anunciou sua sétima edição para 2025. Este ano, a Flipei conta com um espaço principal em São Paulo e outros três no estado paulista, tudo de forma gratuita. Saiba mais na TVT News.

Marcada para acontecer entre 6 e 10 de agosto, a Flipei 2025 traz muitas novidades. A maior delas, a expansão da feira literária, que além de se concentrar na Praça das Artes, já ocorreu em três polos do Estaleiro Pirata pelo estado de São Paulo, localizados em Ubatuba, Campinas e Votorantim. 

Outra novidade é o “Butim Editorial – 1º Encontro Paulista dos Trabalhadores do Livro”, espaço que será dedicado aos profissionais do segmento editorial independente, como editores, designers, tradutores, capistas, revisores, livreiros e agentes literários. O objetivo é fomentar a discussão dos desafios da categoria, unificar a visão dos trabalhadores e construir coletivamente uma agenda cultural para as editoras independentes do estado de São Paulo. O encontro incluirá rodadas de negociação, palestras e uma plenária estratégica.

Programação da Flipei 2025

A Flipei é a feira literária mais disruptiva e democrática do Brasil. Mantendo sua identidade ao questionar as convenções do setor editorial tradicional, o evento promove acesso cultural amplo e gratuito desde sua primeira edição. 

Desta vez, o evento contará com a presença de autores internacionais, 28 debates com o público e mais de 200 editoras independentes que poderão participar da feira de forma gratuita e ainda ofertar suas obras com descontos de até 40%. 

Para além da literatura, a feira inclui lançamentos de livros, festas com grandes shows e DJs, que em 2024 atraíram 2 mil pessoas nas festas noturnas da edição.

As crianças também possuem um espaço exclusivo para se divertirem. A Zona Piratinhas promoverá atividades educativas sob uma perspectiva decolonial afro-indígena. 

A acessibilidade é um ponto crucial para a Flipei. Por isso, o evento foi projetado para ser inclusivo, com recursos como LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Audiodescrição durante toda a programação.

Flipei x Flip

Em suas cinco primeiras edições, a Flipei era a maior casa parceira da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). Longe da cidade fluminense desde 2024, a Feira Pirata afirma que não haverá retorno à Flip. 

De acordo com a organização da Flipei, a Flip passa por um retrocesso democrático, tendo inibido as editoras independentes, cobrando taxas. A feira ressalta que sofreu ameaças de grupos conservadores durante o último evento. “No lugar de incentivar as editoras a participarem, estão inibindo-as, criando sobre-taxas para quem mantém o mercado editorial vivo durante todo o ano. Sem falar na falta de apoio para as casas que oferecem um conteúdo político e crítico na programação e vivem sob ameaças de grupos conservadores e da própria organização do evento que tem crise de protagonismo quando uma casa parceira se destaca”, enfatiza a Flipei ao PublishNews.

Os organizadores da feira ainda citam incidentes, como as tentativas de bolsonaristas de impedir debates em 2019 e a censura de 12 horas de sua programação pela Polícia Militar em 2023, executada pela direção da Flip — que chegou a interromper a discotecagem de KL Jay —, enquanto quatro anos antes permitiram ataques com rojões à embarcação da Flipei. 

Diante desse cenário, a Flipei recalculou a rota e atracou na cidade de São Paulo no ano passado, expandindo para todo o estado paulista em 2025.

Flipei 2025: locais, horários e programação

A Flipei ocorrerá de 6 a 10 de agosto. O evento principal estará instalado na Praça das Artes, situada no centro de São Paulo, na Avenida São João, 281. 

Os Estaleiros Piratas estiveram em Ubatuba, em 24 de maio, e em Campinas, no dia 31 de maio. Em 28 de junho, o último Estaleiro antes da Flipei, foi em Votorantim.

Na Praça das Artes, a Flipei terá presentes Silvia Cusicanqui, socióloga, historiadora e militante do movimento indígena boliviano; Rincon Sapiência, rapper; Laura Sabino, influenciadora digital que cria conteúdo político e de esquerda; além de mais convidados que serão divulgados nos próximos dias. 

Leia mais notícias na TVT News

Crédito do Matéria

Confira também

Mostra Grande Otelo exibe filmes finalistas em oito estados

Salas de cinemas de 20 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *