quarta-feira , 2 de julho 2025

Heliópolis realiza a 27ª Caminhada pela Paz e reforça luta por educação e dignidade

A manifestação reunirá crianças, jovens e educadores em defesa da cultura de paz, educação e dignidade

Nesta sexta-feira (4), as ruas de Heliópolis — maior favela de São Paulo — serão palco de um ato coletivo que reafirma o compromisso da comunidade com a cultura de paz, os direitos humanos e a defesa de políticas públicas. A 27ª Caminhada pela Paz, organizada pela UNAS Heliópolis e Região e pelo Movimento Sol da Paz, reunirá crianças, jovens, educadores e lideranças comunitárias em um grito por dignidade e transformação social. Saiba mais em TVT News.

Este ano, a o evento traz como tema “Se tudo passa pela educação, por que a educação está sendo massacrada?”, fruto de um trabalho coletivo entre escolas e projetos sociais de Heliópolis e região. Ao longo dos meses, estudantes e educadores discutem temas como cidadania e cultura de paz.

A saída está prevista para as 14h, passando pelas ruas da Mina, Silvia, Padre II, Coronel Silva Castro, Avenida Delamare e Rua Santa Edwiges.

No-próximo-dia-04-de-julho–crianças,-jovens,-educadores-e-comunidade-sairão-às-ruas-da-maior-favela-de-SP-em-caminhada-pela-cultura-de-paz. Foto – UNAS Heliópolis e Região-TVT-NEWS

A origem da Caminhada pela Paz 

Em 1999, a jovem estudante Leonarda Soares Alves, de apenas 15 anos, foi vítima de feminicídio logo após sair da EMEF Campos Salles, onde cursava o ensino médio. Ela foi assassinada com tiros no rosto pelo ex-namorado, que não foi responsabilizado pelo crime. O caso abalou profundamente a comunidade de Heliópolis. Na época, o então diretor da escola, Braz Rodrigues Nogueira, hoje com 72 anos, buscou apoio de lideranças comunitárias para organizar uma manifestação contra o aumento da violência no território. 

João Miranda, na época presidente da UNAS, uniu-se à iniciativa. Junto com Braz, professores da EMEF Campos Salles e lideranças da UNAS, deram início à primeira Caminhada pela Paz de Heliópolis – uma resposta coletiva à violência que atingia a juventude da comunidade. 

Em 2025, a comunidade quer continuar o legado em memória de Leonarda e de todas as vítimas da violência, mas também em defesa da educação, da escola pública de qualidade e da efetivação de direitos para a população moradora de favela.

Manifesto da 27° Caminhada pela Paz de Heliópolis. Foto: UNAS Heliópolis e Região

Serviço

O quê? 27ª Caminhada pela Paz de Heliópolis;

Quando? Sexta-feira, 04 de julho de 2025;

Onde? Concentração em frente à EMEF Presidente Campos Salles – Estrada das Lágrimas, nº 2385, Heliópolis (SP);

A que horas? A partir das 13h (saída às 14h).

Veja na TVT News as coberturas anteriores da Caminhada da Paz de Heliópolis:

Crédito do Matéria

Confira também

Resultado da Mega Sena 2882

Confira quais as dezenas sorteadas do concurso 2882 da Mega Sena. Dezenas sorteadas: 11 – …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *