Acompanhe o Jornal TVT News Segunda Edição desta quinta-feira, 2 de outubro de 2025. Veja…

Uzbequistão se classifica para a Copa do Mundo pela primeira vez na história
Equipe garantiu vaga inédita ao empatar com os Emirados Árabes Unidos nas Eliminatórias
O Uzbequistão é a primeira seleção estreante a se classificar para a Copa do Mundo de 2026. A vaga veio nesta quinta-feira (5), após empate em 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos, fora de casa. É o terceiro país da Ásia a garantir vaga depois de Japão e Irã. Saiba mais em TVT News.
O país, independente desde 1991, depois da queda da União Soviética, vai participar do Mundial pela primeira vez em sua história, aproveitando a ampliação do torneio de 32 para 48 seleções.
O Uzbequistão está na segunda posição do Grupo A com 18 pontos e não pode ser mais alcançada pelos Emirados Árabes, que estacionou nos 14 pontos e vai disputar a repescagem das Eliminatórias da Ásia.
A Austrália ficou mais perto de confirmar presença também após encerrar um jejum de 16 anos e, com um gol no final, bateu o Japão por 1 a 0, em Perth, para encaminhar a sua sexta participação consecutiva. Agora visitarão a Arábia Saudita na próxima terça-feira (10) em duelo direto por um lugar. Os Socceroos têm a vantagem de melhor saldo de gol.
Outra equipe que está em contagem regressiva é a Jordânia, que, com um hat-trick de Ali Olwan, venceu Omã por 3 a 0 e pode carimbar seu passaporte ainda hoje em caso de derrota do Iraque para a Coreia do Sul.
Uzbekistan have qualified for their first #FIFAWorldCup! @aramco | #WeAre26 pic.twitter.com/AqxX4mZLgC
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) June 5, 2025
Outras seleções classificadas para a Copa do Mundo
Até o momento, há oito países classificados para o Mundial de futebol, sendo três os países sede que ganham classificação automática:
Uzbequistão (Ásia);
Canadá (país sede);
EUA (país sede);
México (país sede);
Argentina (América do Sul);
Irã (Ásia);
Japão (Ásia);
Nova Zelândia (Oceania).
Com formato inédito, a Copa do Mundo FIFA de 2026 terá 48 equipes divididas em doze grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os oito melhores terceiros, se classificarão para as oitavas de final.
Por isso, o novo formato estabelece que as seleções que chegarem à final, a ser disputada no domingo, 19 de julho, na região, terão que ter passado por oito jogos, um a mais que os disputados na última Copa do Mundo de 2022, no Catar.
E o Brasil?
Na última rodada, o Brasil foi atropelado pela a Argentina na 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. A partida aconteceu em março e terminou em 4 a 0 para os hermanos. Com a derrota, a seleção brasileira ficou na quarta colocação da classificação.
O Brasil soma 21 pontos, dois a menos que o Equador, vice-líder com 23. Se vencer os dois próximos compromissos — contra o Equador, hoje, e o Paraguai, na próxima quinta (10) —, a Seleção chegará a 27 pontos e ficará muito próxima de garantir vaga na Copa do Mundo. Nesse cenário, bastaria que a Venezuela, atualmente sétima colocada com 15 pontos, não vencesse nenhuma de suas partidas: contra a Bolívia, em casa, e o Uruguai, fora.
Leia também: Jogo do Brasil hoje: seleção enfrenta Equador na estreia de Ancelotti
Com duas vitórias, o Brasil assegura pelo menos a vaga na repescagem, independentemente dos demais resultados. A classificação direta pode vir já nesta data Fifa, mesmo sem seis pontos, desde que haja tropeços de Venezuela e Bolívia, que se enfrentam nesta sexta-feira, em Maturín.
Caso o Brasil conquiste quatro pontos, precisará torcer para que a Venezuela faça no máximo três e a Bolívia, quatro. Se a Seleção vencer uma partida e perder outra, a Venezuela não poderá vencer nenhuma, e a Bolívia terá que somar, no máximo, três pontos.
Comments (0)