Skip to content
terça-feira, 09 de setembro de 2025 -

Crescimento do PIB é reflexo do consumo de trabalhadores

Maior que o previsto, PIB em alta reforça importância das negociações sindicais e valorização salarial

O crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025 é reflexo também do aumento do consumo das famílias, resultado da valorização salarial. Essa é a análise do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. Veja em TVT News.

Maior que o previsto, PIB em alta reforça importância das negociações sindicais e valorização salarial

O crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2025, frente ao trimestre anterior, é uma excelente notícia para os trabalhadores e para a economia popular. O resultado do PIB foi acima das previsões iniciais, que giravam entre 0,8% e 1,0%.

Para Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o destaque deve ir além da recuperação da agropecuária e considerar o papel central do consumo das famílias, impulsionado pelas negociações sindicais e valorização salarial.

“O aumento da massa salarial, com reajustes acima da inflação, tem feito a diferença. As famílias estão recuperando seu poder de compra, voltando a consumir bens duráveis e serviços. Isso movimenta a indústria, o comércio, os serviços e sustenta o crescimento do país. E os sindicatos têm papel importante com as negociações sindicais”, avalia Leandro.

economia-aquecida-setor-de-franquias-cresce-foto-ebc-tvt-news
Além do crescimento do consumo das famílias, outros indicadores econômicos do governo Lula também colaboram com este cenário. Foto: Arquivo/EBC

Segundo dados do IBGE, o consumo das famílias avançou 1,0% em relação ao trimestre anterior e 2,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2024.

No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento chega a 4,2%. Esse desempenho reflete um mercado de trabalho mais dinâmico e melhores condições salariais, especialmente em categorias organizadas que conquistaram aumentos reais.

“Esse cenário mostra que política salarial, emprego de qualidade e fortalecimento do trabalho formal são caminhos concretos para o desenvolvimento. Quando o trabalhador tem renda, o Brasil cresce”, completa o presidente do SMetal.

Embora a indústria tenha apresentado estabilidade, setores como metalurgia e fabricação de máquinas e equipamentos, que têm forte presença na região de Sorocaba, mostraram desempenho positivo. Para o sindicato, isso reforça a necessidade de continuar lutando por políticas industriais, crédito produtivo e redução de juros.

“O PIB cresce quando o trabalhador tem confiança para consumir e investir. Isso é resultado direto de lutas por salário digno, direitos garantidos e valorização do trabalho”, conclui Leandro Soares.

Veja também: as notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Crédito do Matéria

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
No results found...