quarta-feira , 9 de julho 2025

SinproSP lançará cartilha sobre assédio no trabalho

Material orienta sobre como identificar, prevenir e combater o importunações no ambiente corporativo

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) lançará na segunda-feira, 26 de maio, a Cartilha “Assédio moral e sexual no trabalho: Conhecer para combater”. O material orienta sobre formas de assédio, com objetivo de combater e prevenir o problema no local de trabalho. Saiba mais em TVT News.

O evento ocorrerá em 26/05, às 17 horas, com um coquetel de boas vindas e confraternização, seguido de uma apresentação breve da obra pela equipe de organizadores, que contou com profissionais do Sindicato de do Escritório LBS Advogadas e Advogados.

A conferência a ser proferida por Roberto Heloani deve começar às 19 horas. O convidado é professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e na Faculdade de Educação da UNICAMP, Livre-Docente em Teoria das Organizações e um dos pioneiros no estudo de assédio moral no trabalho no Brasil.

“Professores e todos os demais trabalhadores merecem respeito e um ambiente de trabalho adequado. Assim, queremos que essa cartilha se espalhe e seja ferramenta útil para, mais uma vez, defender nossa categoria,” argumenta Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Federação dos Professores de São Paulo (Fepesp).

Assédio:

A Cartilha traz conceitos, orientações e procedimentos na prevenção, conscientização e enfrentamento do “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. A públicação apresenta dados de várias pesquisas sobre violência e, entre outros tópícos, aborda vários tipos de violências: racistas, etaristas, LFBTfóbicas, capacitistas e machistas/misóginas.

A publicação é indicada para todos, trabalhadoras e trabalhadores, e não só para os docentes da rede privada de ensino de São Paulo. A publicação do SinproSP é a segunda iniciativa em parceria com o Escritório LBS. A primeira foi lançada em novembro de 2023, chamada “Violência contra a Mulher: Conhecer para combater”. As duas publicações são disponibilizadas em versão impressa e digital.

Havera-uma-conferencia-do-professor-Roberto-Heloani-Titular-no-Instituto-de-Filosofia-e-Ciencias-Humanas-e-na-Faculdade-de-Educacao-da-UNICAMP-Foto-SinproSP-tvt-news
Haverá uma conferência do professor Roberto Heloani, Titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e na Faculdade de Educação da UNICAMP. Foto: SinproSP

Serviço:

O quê?

  • Lançamento da Cartilha “Assédio moral e sexual no trabalho: Conhecer para combater”

Quando?

  • Segunda-feira, 26 de maio
  • Às 17 horas

Onde?

  • SinproSP – Casa Verde
  • Rua Borges Lagoa, 170 – Vila Clementino

Dados de assédio no Brasil:

Quase 460 mil novas ações envolvendo pedidos de indenização por dano moral foram abertas por assédio moral no trabalho. O balanço da Justiça do Trabalho alcança todas as suas instâncias, entre 2020 e 2024. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Chama a atenção o aumento de 28% no número de ações entre 2023 e o ano passado, passando de pouco mais de 91 mil  processos para quase 117 mil.  

Segundo o CNJ, o assédio moral é caracterizado por comportamentos e práticas que possam causar dano físico, psicológico, sexual ou financeiro a alguém.  

Exemplos de possíveis atitudes assediadoras no ambiente de trabalho, incluem punições vexatórias ao trabalhador, não levar em conta problemas de saúde, além da imposição de condições e regras personalizadas, diferentes das que são cobradas de outros profissionais. 

com informações do SinproSP e Agência Brasil*

Veja também: as notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Crédito do Matéria

Confira também

Resultado da Mega Sena 2885

Confira quais as dezenas sorteadas do concurso 2885 da Mega Sena. Veja o resultado da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *