O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica morreu nesta terça-feira (13) no Uruguai. Diante da fatídica notícia, políticos de todo o mundo lamentaram a perda do maior líder político da América Latina na atualidade. Veja em TVT News.
Repercussão da morte de Pepe Mujica
Tamanha repercussão, que revela a importância do “presidente mais pobre do mundo”, fez o nome de Pepe Mujica figurar entre os assuntos mais comentados da rede social X (Ex-Twitter) poucos minutos após o anúncio da perda irreparável.
Um dos primeiros a se manifestar foi o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, integrante da Frente Ampla, o mesmo grupo político de Pepe. Com “profunda dor” ele comunicou a perda do “companheiro”. “Presidente, militante, referência e condutor. Vamos sentir muita saudade Velho querido. Obrigado por tudo o que nos deu e por teu profundo amor por teu povo”, escreveu Orsi.
Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) May 13, 2025
Outro líder da esquerda latino-americana a se manifestar foi o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Ele chamou Mujica de “um grande revolucionário”. E desejou que um dia a América Latina tenha um “hino”, em alusão à integração da região – a chamada “Pátria Grande”, que tinha no líder uruguaio um dos seus maiores defensores.
Ha muerto Pepe Mujica, el gran revolucionario, el presidente de Uruguay.
Adios amigo. Ojalá América Latina, algun día, tenga himno, ojalá América del Sur se llame, algún día: Amazonía.
Hoy creo firmemente que el proyecto de integración de América Latina, pasa por contruir,… pic.twitter.com/u6Lt9LJfaC
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 13, 2025
“Um mundo melhor. Nisso acreditou, militou e viveu Pepe Mujica. A política ganha sentido quando se vive assim, com o coração”, escreveu o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Ele ainda classificou o ex-guerrilheiro uruguaio como “eterno”.
Un mundo mejor. En eso creyó, militó y vivió Pepe Mujica.
La política cobra sentido cuando se vive así, desde el corazón.
Mi cariño más profundo para su familia y para Uruguay.
Eterno, Mujica.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) May 13, 2025
O ex-presidente argentino Alberto Fernández disse Mujica – que não tinha religião – mesmo “sem ser, foi o melhor dos cristãos”. Também afirmou que o colega é um exemplo para uma política que banaliza tudo atualmente. “Sem (o papa) Franciso e sem Pepe, o mundo se entristece e se enfraquece.”
Pepe Mujica ha sido un ejemplo para una política que todo lo banaliza. Un ejemplo de austeridad en una sociedad que premia a quienes amasan fortunas. Sin serlo, ha sido el mejor de los cristianos. Sin Francisco y sin Pepe, el mundo se entristece y se debilita. Mi recuerdo por… pic.twitter.com/JgisZGt2CC
— Alberto Fernández (@alferdez) May 13, 2025
Já o ex-presidente boliviano Evo Morales afirmou que “doi profundamente” a perda daquele a quem chamou de “irmão”, e disse lembrar sempre de seus conselhos “cheios de experiência e sabedoria”. “Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem”, declarou.
Nos duele profundamente la partida de mi hermano Pepe Mujica. Recuerdo siempre sus consejos llenos de experiencia y sabiduría. Él fue un ferviente creyente en la integración y en la Patria Grande. Quedan sus enseñanzas y su gran ejemplo. Hago llegar un abrazo a su familia,… pic.twitter.com/a1jEPiZNrC
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) May 13, 2025
Brasil chora a perda de Mujica
No Brasil, partidos, movimentos sociais e políticos também se comoveram com a morte do líder uruguaio. Em mais solene, e falando em nome do governo Lula, o Ministério das Relações Exteriores lamentou “com profundo pesar” a partida de Pepe Mujica.
“Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”.
O Itamaraty lembrou ainda que Lula condecorou “Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o brasileiro se referiu ao colega como como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a pasta, em nota.
O Partido dos Trabalhador adotou tom lacônico, utilizando fotos de Mujica com Lula em homenagem.
Hasta siempre, Pepe. #Luto #Mujica #PepeMujica #PTBrasil pic.twitter.com/8Qz14zf6R9
— PT Brasil (@ptbrasil) May 13, 2025
Já o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) espera que o legado de Pepe “siga acendendo esperanças”.
Com imensa tristeza, nos despedimos de Pepe Mujica, símbolo da luta por justiça, dignidade e igualdade.
A sua trajetória inspira quem sonha com um mundo mais humano.Que seu legado siga acendendo esperanças.
Até sempre, companheiro! pic.twitter.com/CYqqJU3VEB— MTST (@mtst) May 13, 2025
Os senadores Teresa Leitão (PT-PE) e Humberto Costa (PT-PE) também prestaram as devidas homenagens ao grande líder da esquerda latino-americana. Teresa destacou a “humildade, coerência ética e compromisso com a justiça social” do uruguaio. “Sua luta jamais será esquecida”, disse Costa.
Todo o mundo, especialmente o Uruguai e os demais países da América Latina, despede-se de Pepe Mujica, uma das figuras mais simbólicas da política da nossa região, reconhecido por sua humildade, coerência ética e compromisso com a justiça social. pic.twitter.com/6sDTOXWrhD
— Teresa Leitão Senadora (@teresaleitao_) May 13, 2025
Pepe Mujica foi inspirador. Um homem-coração que tinha o sentimento das mais lindas causas humanas e sociais pulsando vivamente. Elas eram seu oxigênio, ele as respirava. Sua luta jamais será esquecida. Foi um guerreiro incansável em vida. Morreu dignamente. Mujica presente! pic.twitter.com/1bh8l2D0PA
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 13, 2025
Do mesmo modo, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) destacou que ele lutou contra a ditadura no seu país e defendeu valores sociais relevantes.
Vá em paz, Mujica. Um importante líder progressista latinoamericano, lutou contra a ditadura no Uruguai, defendeu valores como a justiça social, a solidariedade entre os povos, a defesa do meio ambiente e a ética na política. Agradecemos o legado, Pepe! pic.twitter.com/CysnOcKmg7
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) May 13, 2025
Veja galeria de imagens de Pepe Mujica






Veja também: as notícias mais lidas da TVT News
Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News