O Meu INSS é uma ferramenta que conta com diversos serviços da Previdência Social na palma da sua mão, facilitando a vida do cidadão trabalhador, aposentado ou pensionista do INSS. A plataforma pode ser acessada pela internet ou pelo próprio celular, seja Android ou iOS. Aprenda como acessar e utilizar o Meu INSS em TVT News.
Cadastro no Meu INSS
Para utilizar o Meu INSS, é necessário que você tenha uma conta ativa no gov.br. Com esse mesmo login, é possível acessar todos os serviços públicos digitais do Governo Federal que estejam disponíveis no mesmo portal.
Para fazer o cadastro, é preciso dos seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento, além de responder algumas questões.
Você também pode obter uma senha provisória por meio de alguns bancos para fazer seu cadastro no Meu INSS.
Cadastro no Meu INSS pelos bancos
Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do Meu INSS e qual caminho a seguir no Internet Banking (site) deles:
- Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
- Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
- Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
- Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
- Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
- Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
- Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
- Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI
Caso tenha algum problema para criar sua conta de acesso ou tenha perdido a senha, deve acessar este site pra sanar as dúvidas ou entrar em contato com a Central 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h).
Serviços do Meu INSS
O Meu INSS oferece mais de 90 serviços na palma da sua mão. Você pode solicitar, consultar e acompanhar seus pedidos e protocolos de requerimento através da ferramenta.
Confira a lista dos principais serviços prestados no Meu INSS:
- Agendamentos/Solicitações: é possível pedir um benefício ou serviço do INSS (como aposentadoria por idade, benefício por incapacidade, etc) e acompanhar o andamento do requerimento.
- Pedir Aposentadoria: é possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. E também aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.
- Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.
- Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).
- Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.
- Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.
- Extrato de Contribuição CNIS: histórico de toda a situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber, mês a mês, se a empresa (ou o patrão) está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário pelo terminal de auto-atendimento e até pelo site do banco: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
- Extrato de Empréstimo: por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
- Resultado de Benefício por Incapacidade: informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que pediram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade.
- Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício. E, devido estado de calamidade pública pela qual o país está passando, é possível também enviar atestado médico direto pelo Meu INSS.
- Carta de Concessão: documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (ou seja, que ele de fato recebeu o benefício), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial (quanto vai receber) e informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
- Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29: saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
- Encontre uma Agência: localiza a agência do INSS mais próxima, por meio do CEP ou do município.
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.
- Atualização de Dados Cadastrais: é possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS. É possível até incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.
Como abrir uma solicitação no site do Meu INSS
Para abrir uma solicitação no site do Meu INSS, siga o passo a passo a seguir. No exemplo, um pedido do auxílio por incapacidade temporária:
1. Clique em “Novo Pedido”.

2. Clique em “Pedir novo benefício por incapacidade” ou em “Novo benefício”, para visualizar outras solicitações.

3. Leia as informações e clique em “Avançar”.

4. Clique em cada opção e preencha todas as informações corretamente. Depois, avance.

Será gerado um protocolo e sua solicitação será encaminhada. Você pode acompanhar o protocolo no app ou site do Meu INSS ou ligando na Central 135.
Ou assista o passo a passo abaixo:
Como baixar o aplicativo do Meu INSS
Caso possua um aparelho Android, clique aqui para a PlayStore. Já iPhone, clique aqui para a App Store.
Assista abaixo o passo a passo:
Como acessar o aplicativo Meu INSS
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Coloque seu CPF, clique em “Continuar”, adicione sua senha e prossiga;
- Leia a autorização e clique em “Autorizar”;
- Então, clique na seta.

5. Clique no botão “Iniciar”;
6. Caso queira fazer um novo pedido, clique “Novo Pedido”;
7. Escolha qual solicitação você quer fazer. Caso não esteja na tela, clique em “Todos os Serviços”;
8. Clique em “Do que você precisa” e escreva o que deseja.

Simular aposentadoria no Meu INSS
Clique na opção “Simular aposentadoria” em destaques e todas as informações estarão na tela. Na aba “Destaques”, também há opções de “Prova de Vida”, “Carteira do Beneficiário”, “Meus Benefícios”, “Taxa de Empréstimo Consignado”, “Calendário de Pagamento”, entre outros.

Cumprimento de Exigência
Você recebeu um SMS (mensagem de celular) ou e-mail do INSS informando que existe alguma pendência em sua solicitação? Pelo Meu INSS é possível enviar o documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao seu processo.
Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS, selecione ‘agendamentos/solicitações’, localize o processo, clique no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.
Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’.
É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.
Se estiver tudo certo, basta clicar em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados.
Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.
Com informações do Meu INSS