quarta-feira , 7 de maio 2025

133 cardeais eleitores já estão em Roma

A eleição para o novo papa começa nesta quarta-feira (7), com a primeira votação prevista para às 16h30 (11h30, em Brasília)

O conclave para decidir que será o novo papa, após a morte de Papa Francisco, começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Os 133 cardeais aptos a participarem da votação já estão em Roma, segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Saiba mais em TVT News.

A votação começa a partir das 16h30 (11h30, no horário de Brasília) e segue até que alguém atinja dois terços de votos — neste caso, 89 votos. O conclave atual é o mais internacional da história, com 70 nacionalidades sendo representadas, embora a Europa ainda seja o continente com mais cardeais: são 52, dentre eles 17 italianos. Dos 133 cardeais eleitores, 108 foram nomeados por Papa Francisco, 20, por Bento XVI, e 5, por João Paulo 2º.

Durante o conclave, os cardeais ficam hospedados na Casa Santa Marta e na antiga Santa Marta. No sábado (3), o camerlengo, Kevin Farrell, realizou o sorteio dos quartos que serão ocupados e o check-in pode ser realizado na manhã desta terça-feira (6).

O percurso até a Capela Sistina pode ser feito a pé por um caminho recluso, já que os eclesiásticos devem permanecer em completo isolamento do mundo externo até o término da votação. A partir das 15h do dia 7 de maio, todos os sistemas de transmissão de sinais de telecomunicações móveis de rádio no território do Vaticano, exceto a área de Castel Gandolfo, serão desativados.

Ocorrem quatro votações por dia. Durante esse período, todos os olhos se voltam para a chaminé no telhado da Capela Sistina. Quando não há consenso, a fumaça é preta, e quando um novo papa foi eleito, a fumaça é branca. A primeira rodada de queima de cédulas está prevista para às 19h (14h, no horário de Brasília). As cortinas de veludo vermelho no balcão central da Basílica de São Pedro, onde o novo papa faz sua primeira aparição, foram instaladas nesta segunda (5).

Cronograma do primeiro dia do conclave

  • 10h (Roma) | 5h (Brasília): Missa na Basílica de São Pedro
  • Almoço: Refeitório da Casa Santa Marta
  • 16h30 (Roma) | 11h30 (Brasília): Oração na Capela Paulina
  • Logo após: Procissão dos cardeais à Capela Sistina e primeira votação
  • 19h (Roma) | 14h (Brasília): Primeira fumaça

Como ocorre o conclave

A eleição começa com uma missa na Basílica de São Pedro conhecida como Missa Pro Eligendo Pontifice, onde todos os cardeais devem estar presentes. No mesmo dia, já começam as votações, sendo que são quatro por dia.

Cada cardeal preenche uma cédula com o nome do candidato e depois os votos são contados e queimados.A decisão é anunciada com a fumaça branca e o toque dos sinos da Basílica de São Pedro. Quando a decisão ainda não foi tomada, a fumaça é preta. Para um novo papa ser eleito, ele precisar ter dois terços dos votos.

Depois do terceiro dia sem resultado, é feita uma pausa de 24 horas para orações. Se os cardeais não conseguirem tomar uma decisão depois de 34 votações, há um “segundo turno” entre os dois candidatos mais votados da última rodada sem que os dois favoritos possam votar.

quando-vai-comecar-o-conclave-entenda-a-tradicao-como-funciona-o-conclave-para-escolher-um-novo-papa-arte-tvt-news
Como funciona o conclave para escolher um novo papa. Arte: TVT News

Leia mais sobre o conclave

Crédito do Matéria

Confira também

Cardeais definem qualidades do novo Papa

Cardeais querem Papa pastor, que construa pontes e comprometido com a reforma da Igreja iniciada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *