quinta-feira , 1 de maio 2025

Caixa lança edital de R$ 120 milhões para projetos culturais

“O objetivo da Caixa é nacionalizar o investimento cultural e mostrar em nossos palcos e galerias a diversidade das culturas brasileiras”

A Caixa Econômica Federal anunciou ontem (29), o lançamento da Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027, um edital de ocupação que destinará R$ 120 milhões para projetos culturais em todo o país. A iniciativa busca selecionar propostas que comporão a programação das unidades da Caixa Cultural entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027, reforçando o compromisso do banco com a promoção da diversidade artística brasileira e o acesso democrático à cultura. Entenda na TVT News.

Com inscrições abertas até o dia 13 de junho, a seleção é voltada a pessoas jurídicas e microempreendedores individuais (MEIs) que atuem no campo da cultura. As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo site www.selecaocaixacultural.com.br e podem abranger diversas linguagens artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências culturais. Festivais também são bem-vindos, desde que contemplem programações destinadas aos espaços da Caixa Cultural.


“O objetivo da Seleção Caixa Cultural é nacionalizar o investimento cultural e mostrar em nossos palcos e galerias a diversidade das culturas brasileiras. Assim, cumprimos o propósito da Caixa e do Governo Federal de transformar a vida das pessoas”, afirmou o presidente da Caixa, Carlos Vieira.


A Caixa Cultural conta atualmente com unidades em Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A grande novidade desta edição é a inclusão da cidade de Belém (PA) no circuito. A capital paraense receberá sua própria unidade da Caixa Cultural em outubro de 2025, em preparação para sediar a COP30, conferência climática das Nações Unidas. Com isso, o banco reforça sua atuação na Região Norte, um passo importante para ampliar o alcance geográfico da sua política de fomento cultural.

A importância da iniciativa vai além do incentivo à produção artística. Ao movimentar recursos substanciais e promover atividades culturais nas cinco regiões do país, a Caixa reafirma seu papel como agente estruturante da economia criativa, setor que emprega milhões de pessoas e gera impacto direto no desenvolvimento econômico e social.


“A Caixa é pioneira no investimento em cultura, contribuindo com um mercado que movimenta a economia e proporciona emprego a milhares de brasileiros”, destacou Vieira.


Caixa e redes culturais

Para tirar dúvidas sobre o edital e fortalecer laços com os agentes culturais, a Caixa promoverá encontros presenciais em diversas cidades do país. O primeiro ocorrerá no dia 12 de maio, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Outras capitais como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Salvador, São Paulo e Recife também receberão os eventos. As datas e locais estão detalhados no site da seleção.

Esses encontros visam aproximar a instituição dos produtores culturais, esclarecer aspectos técnicos do edital e orientar os interessados sobre os critérios de seleção. A troca direta com artistas e gestores culturais tem sido, historicamente, uma das marcas da atuação da Caixa Cultural.

Histórico de fomento

A última edição da Seleção Caixa Cultural, referente ao ano de 2025, recebeu 6.144 inscrições, das quais 138 projetos foram selecionados. Desses, 34 ocuparam mais de uma unidade da Caixa Cultural, mostrando o esforço da instituição em promover a circulação de obras e artistas por diferentes regiões do Brasil.

No total, os projetos escolhidos para 2025 vão gerar 202 eventos culturais, entre exposições, espetáculos, shows, festivais, oficinas e outras ações formativas, consolidando a Caixa como um dos principais vetores de difusão da arte e da cultura no país.

Caixa Cultural: 45 anos

O ano de 2025 marca também os 45 anos da Caixa Cultural, uma das maiores e mais longevas iniciativas públicas de incentivo à cultura no Brasil. Criada em 1980, com a inauguração do seu primeiro conjunto cultural em Brasília, a Caixa consolidou ao longo das décadas uma trajetória voltada à valorização da diversidade cultural, ao acesso democrático à arte e à formação de novos públicos.

Entre suas ações de destaque estão o programa Caixa Gente Arteira, voltado à arte-educação, e a preservação de acervos históricos e artísticos de relevância nacional. Com suas galerias, teatros e espaços formativos, a Caixa Cultural se tornou um espaço vivo de memória, encontros e inovação, contribuindo para que a cultura seja não apenas contemplada, mas vivida.

Com a nova seleção para 2026 e 2027, a Caixa reafirma o compromisso de seguir promovendo a cultura como direito, oportunidade e instrumento de transformação social.

Com informações da Secom/Gov

Crédito do Matéria

Confira também

Veja o pronunciamento do Primeiro de Maio do Presidente Lula

Lula defende debate sobre escala 6×1 e isenção do IR no pronunciamento de Primeiro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *