Apagão na Europa atingiu diversos países do continente nesta segunda-feira (28). A falta de fornecimento de energia afetou a circulação do transporte público, trens e aviões. Outros serviços, como o de internet, foram afetados na Espanha, Portugal, Itália e França. Saiba mais na TVT News.
Apagão na Europa
Primeiro na Espanha, a energia caiu por volta das 12h30 (6h30 no horário de Brasília). A empresa responsável pelo fornecimento, Red Eléctrica, disse que ainda não sabe a causa do apagão na Europa mas está investigando.
“Os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular”, disse a Red Eléctrica.
O governo espanhol também diz está apurando a situação da energia no país. Ataque cibernético é cogitado como motivador da falta de energia.
No X (antigo Twitter), a comentarista do jornal TVT News Primeira Edição, Biazita Gomes teoriza que a União Europeia pode culpar a Rússia para entrar na guerra com a Ucrânia.
Que conveniente seria responsabilizar a Rússia por um ataque cibernético contra o sistema elétrico Europeu em um momento que tudo que a França, Alemanha e Reino Unido querem é uma desculpa para entrar na guerra da Ucrânia e defender a Europa da Rússia heim?
— Biazita Gomes (@BiazitaGomes) April 28, 2025
O principal problema do apagão na Europa apontado pelos jornais locais é a paralisação da circulação de trens. Administrador de Infraestructuras Ferroviarias da Espanhol determinou que todas as estações sejam fechadas.
A interrupção do transporte deixa trabalhadores, estudantes e outras pessoas isoladas ou com dificuldade de locomoção.
Como via alternativa, as pessoas procuram ônibus, o que tem causado filas e transtornos na altura da rotatória Reina Sofía.
O jornal El País também informou que os semáforos estão apagados no centro de Madri e que devido ao caos, as pessoas estão procurando ir a pé.
Fornecimento de internet e rede de telefone foram afetados.
Hospitais sobreviverem de geradores. Impacto ainda não pode ser medido.
Em Portugal, a falta de energia começou a ser sentida 11h30 (8h30 no horário de Brasília). No país o mesmo caos foi instaurado.
Até o momento, apenas as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias não foram afetadas diretamente pelo apagão na península europeia.
*Em atualização.