domingo , 27 de abril 2025

Veja como foi o enterro do Papa Francisco

Veja imagens do enterro do Papa Francisco; Lula esteve na despedida ao primeiro papa latino-americano

O enterro do Papa Francisco aconteceu neste sábado, 26 de abril. Centenas de milhares de pessoas, chefes de Estado e autoridades participaram do funeral do Papa. Veja detalhes do enterro do Papa Francisco com a TVT News.

Enterro do Papa Francisco foi na Basílica de Santa Maria Maior

Após três dias de velório aberto para visitação e homenagens de milhares de fiéis ao papa Francisco, o Vaticano celebrou, na manhã deste sábado (26), a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali – nove dias de luto e orações em honra ao pontífice.

A celebração eucarística aconteceu no átrio da Basílica de São Pedro. Ao final, ocorreram os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos participam da missa de corpo presente. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.

Além dos cardeais, o enterro do Papa contou com a presença de cerca de 250 mil fiéis e 5 mil concelebrantes.

veja-como-foi-o-enterro-do-papa-francisco-corpo-do-papa-francisco-seguiu-em-cortejo-pelas-ruas-de-roma-ate-ser-enterrado-na-basilica-santa-maria-maior-foto-vatican-news-tvt-news
Corpo do Papa Francisco seguiu em cortejo pelas ruas de Roma até ser enterrado na Basílica Santa Maria Maior. Foto: Vatican News

Foram cerca de quarenta as delegações de representantes de Igrejas cristãs e de outras religiões presentes na missa em homenagem a Francisco. Mais de 160 delegações oficiais de Chefes de Estado e Soberanos também estiveram na despedida do Papa.

Como foi o ritual do enterro do Papa

O enterro do Papa Francisco foi no nicho do corredor lateral da Basílica de Santa Maria Maior, entre a Capela Paulina, onde está o ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, e a Capela Sforza.

O ritual do enterro do Papa foi precedido pelo canto de 4 salmos e acompanhado por 5 intercessões, e então o Pai Nosso foi entoado. Após a oração final, no caixão que contém os restos mortais do Papa Francisco foram impressos os sigilos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, Kevin Joseph Farrell, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório de Celebrações Litúrgicas do Romano Pontífice e do Cabido Liberiano.

Após esses gestos, o caixão do Papa foi colocado no túmulo e aspergido com água benta enquanto o Regina Caeli foi entoado. Em seguida, a última formalidade: o notário do Cabido Liberiano redigiu o ato autêntico atestando o sepultamento e o leu aos presentes.

Presidente Lula esteve no enterro do Papa


Após acompanhar a Missa de Exéquias do papa Francisco no Vaticano, o presidente Lula disse que o nome do pontífice marcou a história e destacou ainda o trabalho do santo padre no combate às desigualdades sociais em todo o mundo.

lula-janja-dilma-rousseff--comitiva-brasileira-funeral-papa-francisco-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula, Janja, Dilma Rousseff e comitiva brasileira no funeral de Papa Francisco. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século 21. Papa Francisco não era apenas um papa. Ele era um papa preocupado com a guerra de Gaza, com a fome, com as coisas que afligem o povo do mundo inteiro”, avaliou o presidente, em rápida conversa com jornalistas.

Acompanhado da primeira-dama, Lula lembrou que muitos brasileiros tinham um apreço muito grande pelo comportamento do papa Francisco, como homem e como religioso: “acho que foi uma dívida que nós pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade”.

“Queira Deus que o próximo papa seja igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso no combate à desigualdade que tinha o papa Francisco. Volto para o Brasil certo de que nós cumprimos o nosso dever – como cristãos, como religiosos e como políticos. De vir ao enterro de uma pessoa admirável como o papa Francisco.”

Conversas durante o enterro do Papa

Ao comentar o momento de diálogo registrado, no próprio Vaticano, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Lula disse desconhecer o teor da conversa, mas destacou a importância de se manter o diálogo como alternativa para o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.

“Não sei sobre o que eles conversaram. Não posso intuir sobre a conversa. O que é importante é que se converse pra ver se encontra uma saída pra essa guerra. Essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz”, avaliou o presidente.

“E o Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois [líderes] sentem em uma mesa de negociação e encontrem uma solução. Não só para a Ucrânia e a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, completou Lula.

Veja como é o túmulo do Papa Francisco

O túmulo do papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália.

veja-como-foi-o-enterro-do-papa-francisco-tumulo-do-papa-francisco-e-simples-como-ele-pediu-foto-vatican-news-tvt-news
úmulo do Papa Francisco é simples, como ele pediu. Foto: Vatican News

O túmulo do Papa é, por escolha dele, simples. Sem adornos ou as extravagâncias imagináveis para um chefe de Estado ou um grande líder religioso. Apenas a inscrição “Franciscus” e a reprodução de uma cruz ao centro. Mas um detalhe dá o caráter pessoal e especial ao local do repouso final do corpo do carismático chefe da igreja católica: o túmulo foi construído com uma pedra extraída da região da Ligúria, na Itália. Foi lá que nasceu seu bisavô.

Antes de se tornar o primeiro papa a adotar o nome Francisco, ele era Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, Argentina. Mas suas origens remetem à pequena Cogorno, uma comuna na região metropolitana de Gênova, localizada na região da Ligúria, no noroeste da Itália.

Vincenzo Girolamo Sivori nasceu em Cogorno, em 1850, casou-se com Caterina Sturla, também italiana, mas foi construir família em Buenos Aires. Um de seus filhos, Francisco Sivori Sturla, seria o avô do primeiro papa sul-americano.

Francisco teve seu primeiro contato com os parentes distantes em 2017. Foi em Gênova que encontrou sua prima, Angela Sivori. Aos 87 anos, ela pode conhecer pessoalmente seu primo vindo da Argentina e já consagrado como líder dos católicos de todo o mundo. “Finalmente conheço os Sivori!”, exclamou o papa Francisco na ocasião, apertando as mãos dos parentes. “Fizemos fila, sete de nós. E ele nos recebeu como um primo vindo do ‘fim do mundo’”, lembrou Cristina Cogorno, filha de Angela.

Com informações da Agência Brasil e do Vatican News

Leia outras notícias sobre o Papa

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Crédito do Matéria

Confira também

Minha Casa Minha Vida começa a atender famílias com renda até R$ 12 mil | TVT News

Publicada hoje no Diário Oficial de União (DOU), a Portaria Mcid nº 399/2025 traz a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *