sexta-feira , 25 de abril 2025

Saiba como foram os jogos das quartas de final da Champions League e conheça os semifinalistas

Chegaram ao fim, nesta quarta-feira (16), os jogos das quartas de final da Champions League 2024/25. As duas últimas partidas definiram os dois times restantes que completam o grupo dos quatro semifinalistas do principal torneio de clubes da Europa. Saiba mais em TVT News.

O Arsenal está de volta a uma semifinal da Liga dos Campeões após 16 anos. Na Espanha, o time inglês administrou a vantagem construída na partida de ida — vitória por 3 a 0 — e venceu novamente o Real Madrid, desta vez por 2 a 1, no estádio Santiago Bernabéu, garantindo a classificação.

Na outra partida da noite, a Inter de Milão manteve vivo o sonho da tríplice coroa. Jogando em casa, os italianos empataram com o Bayern de Munique e avançaram à semifinal graças à vitória por 2 a 1 conquistada na Alemanha, no jogo de ida. Com confiança e regularidade, a equipe garantiu sua vaga entre os quatro melhores da Europa.

Como foram os jogos?

Real Madrid x Arsenal

O Arsenal venceu por 2×1 no jogo de volta em Madrid. Bukayo Saka teve um pênalti defendido antes de marcar o primeiro gol. O Real ainda empatou, mas o Arsenal voltou a marcar e garantiu mesmo um lugar nas meias-finais Champions League com uma exibição segura na casa dos espanhois.

Bukayo Saka mostrou ser uma ameaça logo cedo, testando as qualidades de Thibaut Courtois com um chute de longe.

Logo a seguir, Raúl Asencio agarrou Mikel Merino na área do Real e o pênalti foi marcado, mas Courtois defendeu a cobrança de Saka, fazendo os adeptos da casa acreditar numa eventual reviravolta.

O Arsenal conseguiu, ainda assim, impedir que o Real Madrid fizesse qualquer remate na direção do alvo no primeiro tempo e ainda voltou a testar Courtois antes do intervalo, num chute de Gabriel Martinelli.

O primeiro perigo real de gol aconteceu por parte dos anfitriões, no segundo tempo, com Vinícius Júnior que chutou em arco para defesa segura de David Raya. O Real começou mesmo a parecer mais ameaçador quando Carlo Ancelotti fez uma tripla substituição, fazendo entrar, entre outros, o brasileiro Endrick, de 18 anos.

Só que aos quatro minutos, o Arsenal marcou o seu quarto gol na eliminatória, com Saka, que se redimiu com o pênalti perdido, e finalizou com muita classe uma bonita jogada, após assistência de Mikel Merino. Os anfitriões, contudo, responderam de pronto, com Vinícius Júnior, roubando a posse de bola de William Saliba na entrada da área do Arsenal e chutar para o fundo das redes de Raya.

Mas o Arsenal raramente foi incomodado nos minutos que se seguiram. Os ingleses ameaçaram voltar a marcar, com Ødegaard, antes de Martinelli fechar a noite com chave de ouro para os visitantes ao marcar um gol com um chute certeiro ao canto mais distante, no seguimento de um rápido contra-ataque.

Inter de Milão x Bayern de Munique

A Inter garantiu a segunda presença nas semifinais da Champions em três anos, após empatar por 2×2 no jogo de volta.

As duas equipes mantiveram a maioria dos titulares da primeira mão, com Thomas Müller, autor do gol do empate em Munique, aparecendo de início, e Federico Dimarco que retornou de lesão, ambos os jogadores estiveram muito participativos nos primeiros minutos de jogo.

Müller forçou a primeira defesa da partida aos cinco minutos, com um chute de pé esquerdo após um passe de Michael Olise, enquanto Dimarco não conseguiu finalizar uma jogada dos anfitriões, chutando rasteiro à figura de Jonas Urbig.

O jogador de 35 anos liderou as investidas do Bayern na tentativa de romper a forte defesa Nerazzurri no primeira tempo, mas foi a Inter a criar perigo quando um pontapé de Hakan Çalhanoğlu errou por pouco o alvo.

Sommer defendeu os chutes de Joshua Kimmich e Leroy Sané, mas aos sete minutos, não conseguiu evitar que o Bayern empatasse a eliminatória. Leon Goretska passou a bola para Kane na direita, depois da Inter não conseguir afastar um cruzamento, e o inglês chutou rasteiro com o pé direito por entre as pernas de Dimarco, batendo o goleiro internacional suíço.

No entanto, seis minutos depois de terem ficado em desvantagem, os anfitriões empataram o encontro por intermédio de Lautaro Martínez e ganharam novamente vantagem. A bola sobrou para o melhor marcador de sempre da Inter nesta competição e o capitão não desperdiçou a oportunidade.

Logo a seguir, Çalhanoğlu bateu no canto e Pavard – que fez sua 50º partida na Champions League contra a equipe pela qual fez os primeiros 34 jogos – marcou de cabeça.

Eric Dier ainda devolveu a esperança aos visitantes com um gol de cabeça a 14 minutos do fim, mas o Bayern ficou por aqui e acabou assim por não prosseguir na tentativa de chegar as semis.

Barcelona x Bourussia Dortmund

O Barcelona está pela primeira vez nas semifinais da Champions League desde 2019, apesar da derrota contra o Dortmund nesta terça-feira (15).

O Dortmund a tentou se tornar a segunda equipe na história da UEFA Champions League a superar uma desvantagem de quatro gols do jogo de ida de uma eliminatória, depois do próprio Barcelona em 2016/17, e ainda sem qualquer vitória neste confronto, a história não era nada favorável à equipa de Niko Kovač após a derrota por 4-0 no Estadi Olímpic Lluís Companys.

No entanto, os anfitriões começaram determinados a reescrever o livro de recordes. Maximilian Beier, Serhou Guirassy e Daniel Svensson testaram o goleiro visitante Wojciech Szczęsny aos dois minutos, enquanto pouco depois Karim Adeyemi quase ofereceu o gol para um chute de Guirassy à queima-roupa.

Mas o jogador da Guiné colocou mesmo a sua equipe em vantagem ao converter um pênalti, ao centro da baliza logo aos 11 minutos, após Szczęsny derrubar Pascal Gross.

Guirassy animou ainda o Dortmund quando marcou na partida quatro minutos após o intervalo. O canto de Daniel Svensson na direita saiu ao segunda trave, onde Ramy Bensebaini cabeceou para o lado contrário e o número 9 do Dortmund apareceu a acertar de cabeça.

O gol contra de Bensebaini aconteceu ao desviar um cruzamento de Fermín López para a sua própria trave, os alemães não baixaram os braços e o mesmo Guirassy aproveitou um deslize de Ronald Araújo na área para chegar ao hat-trick. Mas o Barcelona acabou mesmo indo para as semifinais.

Aston Villa x PSG

Num palco em que estiveram quase perfeitos na prova esta temporada, os anfitriões ingleses entraram com tudo em busca da reviravolta da eliminatória, mas isso deixou espaço para o Paris aproveitar a velocidade dos seus jogadores e um passe sublime de Nuno Mendes na esquerda lançou Bradley Barcola, cujo cruzamento foi desviado por Emiliano Martínez na direção de Achraf Hakimi, permitindo ao lateral marroquino finalizar com precisão.

A melhor oportunidade do Villa na primeira parte foi travada por Gianluigi Donnarumma, que defendeu um chute de Pau Torres, o Paris voltou a marcar quando Nuno Mendes finalizou outro excelente contra-ataque com um gol pleno de colocação. Os adeptos da casa puderam enfim aplaudir, num chute de Youri Tielemans que acabou no fundo das redes após desviar em Willian Pacho.

Mas mesmo os mais otimistas entre os adeptos do Villa não estariam prevendo as emoções que o segundo tempo lhes traria. John McGinn aproveitou de um desvio num chute de longe para bater e Donnarummae empatar a partida.

Ezri Konsa marcou mesmo o terceiro gol do Villa, após uma excelente jogada de Rashford, e Tielemans teria mesmo empatado a eliminatória, se não fosse uma magnífica defesa de Donnarumma que travou o poderoso cabeceamento.

Semifinais da Champions

As semifinais da competição ocorrem entre 29 e 30 de abril (jogos de ida) e 6 e 7 de maio (jogos de volta).

Confrontos

Arsenal enfrenta PSG e o Barcelona enfrenta a Inter de Milão. A grande final será dia 31 de maio.

Crédito do Matéria

Confira também

Brasil vai conceder  refúgio para mulheres e meninas vítimas de mutilação genital

Lei brasileira garante proteção a nacionais de outros países que sofreram grave violação de direitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *