sexta-feira , 25 de abril 2025

Cruz usada na primeira missa no Brasil chega à SP

Artefato já passou pela capital paulista, Cachoeira Paulista, Vale do Paraíba e Guaratinguetá

A cruz originalmente utilizada na primeira missa no Brasil, chegou à cidade de São Paulo na segunda-feira (14), para a Semana Santa. A peregrinação faz parte das comemorações do Jubileu da Esperança, organizado pelo Movimento Brasil com Fé. Leia mais em TVT News.

Em parceria com o Santuário Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, a cruz passou pelos estúdios Globo ainda na manhã de segunda, seguindo para a Catedral da Sé para uma missa liderada pelo cardeal Dom Odilo Scherer. 

Já na quarta-feira (16), a peça histórica passou pelo Santuário Pai das Misericórdias, na comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, e pelo Santuário Nacional em Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba. Às 11 horas, a cruz foi encaminhada à Guaratinguetá, para ser exibida no Santuário Frei Galvão. 

Mantida no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, o artefato foi cravado pela primeira vez em território nacional em um domingo de Páscoa, no dia 26 de abril de 1500. A missa foi celebrada pelo Frei Henrique Soares de Coimbra na região de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA) e marcou a chegada oficial da Igreja Católica e dos portugueses no Brasil.

A partir de então, o catolicismo foi amplamente difundido para os povos nativos, numa tentativa de imposição sobre suas próprias culturas e religiosidades. Para a Igreja Católica, os indígenas eram considerados impuros e precisavam da conversão para que não fossem condenados pela eternidade. 

Até 26 de abril, a cruz da primeira missa brasileira visitará cinco estados brasileiros, contando com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na viagem por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e Distrito Federal. 

Programação da peregrinação da cruz no Brasil

16/04 — Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá (SP)

17/04 — Rio de Janeiro (RJ)

18/04 — Porto Alegre (RS)

19/04 — Maricá e Rio de Janeiro (RJ)

20/04 — Rio de Janeiro (RJ)

21/04 — Brasília (DF)

22/04 — Brasília (DF)

23/04 — Brasília (DF) e Belém (PA)

24/04 — Belém (PA)

25/04 — Salvador (BA)

26/04 — Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA)

27/04 — Braga, em Portugal

Leia mais notícias

Crédito do Matéria

Confira também

Professores do Ensino Superior de SP declaram estado de greve

O estado de greve permite que a categoria inicie greve em prazo menor do que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *