sexta-feira , 25 de abril 2025

Sindicato dos Bancários de SP completa 102 anos

Pioneiro no Brasil, sindicato consolidando-se como uma das entidades mais relevantes em defesa dos trabalhadores e da democracia

Nesta quinta-feira (16), o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região celebra 102 anos de uma trajetória marcada por lutas, conquistas e compromisso com os direitos dos trabalhadores e a democracia. Fundado em 1923 como Associação dos Funcionários de Bancos do Estado de São Paulo, o sindicato tornou-se pioneiro no Brasil, consolidando-se como uma das entidades sindicais mais relevantes do país.​ Veja mais sobre os 102 anos dos Bancários com a TVT News

Com uma base que abrange São Paulo, Osasco e mais 15 municípios da região metropolitana, o sindicato representa mais de mais de 142 mil trabalhadores de bancos públicos e privados trabalhadores, o que corresponde a mais de 25% de toda a categoria no Brasil.

Ao longo de sua história, o sindicato enfrentou momentos desafiadores, incluindo intervenções em 1935 e 1983, motivadas por sua atuação em defesa dos trabalhadores e da democracia . Esses episódios reforçaram a importância da entidade na luta por direitos e na resistência contra regimes autoritários.

Entre as principais conquistas do sindicato destacam-se a jornada de trabalho de 6 horas, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vales refeição e alimentação, auxílio-creche/babá, cláusulas de igualdade de oportunidades, licença-maternidade de 180 dias, licença-paternidade de 20 dias, medidas de combate ao assédio moral e sexual, valorização do piso salarial, 13ª cesta-alimentação, regulamentação do teletrabalho e programas de prevenção à violência contra as mulheres.​

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, criada em 1992, é uma das grandes realizações do sindicato, garantindo os mesmos salários e direitos para os trabalhadores de todos os bancos, públicos e privados, em todo o país. Em 2024, a CCT contava com 143 cláusulas, abrangendo não apenas questões salariais, mas também saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores.

sindicato-dos-bancarios-de-sp-completa-102-anos-quadra-foi-inaugurada-nos-60-anos-do-sindicato-num-debate-com-lula-prestes-e-teotonio-vilela-sobre-a-luta-contra-a-ditadura-que-assolou-o-brasil-por-mais-de-duas-decadas-foto-arquivo-spbancarios-tvt-news
Quadra dos bancários foi inaugurada nos 60 anos do Sindicato num debate com Lula, Prestes e Teotônio Vilela sobre a luta contra a ditadura que assolou o Brasil por mais de duas década. Foto: Arquivo SPBancários

O sindicato também se destaca por sua atuação social, promovendo campanhas como o “Bancário Solidário”, que distribui alimentos e itens de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade, e oferecendo atendimento jurídico especializado e gratuito para vítimas de violência de gênero, racismo e homofobia.

Em 2023, durante as comemorações do centenário, foi lançada uma plataforma digital dedicada à memória do sindicato, destacando sua história e os personagens que contribuíram para suas conquistas.

Conquistas recentes dos bancários e bancárias

No ano passado, após 13 rodadas de negociação ao longo de mais de dois meses, nos quais os bancos insistiam em oferecer reajustes com perdas para a categoria, o Comando Nacional dos Bancários avançou e conseguiu fazer com que a Fenaban recuasse e apresentasse uma proposta de acordo de dois anos com aumento real em 2024 e 2025, além de avanços em novas cláusulas sociais.

Para 2024, o reajuste foi de 4,64% para salários e todas as verbas (VA e VR, PLR, auxílio-creche e demais cláusulas econômicas) – o que representa 0,7% de aumento real, sobre uma inflação projetada de 3,91%. Para 2025, o acordo prevê aumento real de 0,6% sobre salários e demais verbas. E a antecipação da PLR para setembro, além de dez novas cláusulas.

O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima, a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE somente em 10 de setembro.

Mais recentemente, o Sindicato conquistou dois cursos, financiados pelos bancos, para capacitação de mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI). São 3.000 bolsas de estudo para capacitação de mulheres em programação, na escola PrograMaria; e 100 bolsas para formação avançada de mulheres em tecnologia, na escola Laboratória; previstas nas cláusulas 100 e 101 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, conquistadas na campanha do ano passado, e que agora saíram do papel.

“As mulheres não estão inseridas no mercado de trabalho de tecnologia, área na qual teremos mais empregos no futuro, na qual teremos mais investimentos. Área em que os bancos, as empresas, as big techs, investem. E nós, mulheres, estamos alijadas deste espaço. Na nossa categoria, desde que teve a pandemia, tivemos um aumento no número de trabalhadores na área de TI. Porém, só 25% são mulheres”, destacou a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro.

A Festa dos bancários

Para comemorar os 102 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, será realizada uma solenidade na sua sede (Rua São Bento, 413, Centro) nesta quinta (16). A cerimônia começa às 16h, com homenagem aos ex-presidentes da entidade, e a comemoração com os bancários se inicia às 18h, no Café dos Bancários.

Como a história de lutas e conquistas para os trabalhadores é feita com a união de toda a categoria, são os bancários, financiários, trabalhadores em cooperativa de crédito e demais trabalhadores do ramo financeiro os convidados de honra.

sindicato-dos-bancarios-de-sp-completa-102-anos-a-quadra-dos-bancarios-e-de-luta-da-categoria-e-dos-movimentos-sociais-e-lugar-de-comemorar-as-conquistas-da-democracia-e-espaco-de-cidadania-foto-arquivo-spbancarios-tvt-news
A Quadra dos Bancários é de luta da categoria e dos movimentos sociais, é lugar de comemorar as conquistas, da democracia, é espaço de cidadania Foto: Arquivo SPBancários

Para se inscrever, os trabalhadores devem acessar o seguinte link: https://eventos.spbancarios.com.br/. A inscrição, que está sujeita a confirmação, é necessária para melhor organização do evento.

Terão prioridade bancários e financiários sindicalizados, inclusive aqueles trabalhadores que fizerem sua inscrição com o intuito de comparecer ao evento (preencha o formulário no final da matéria e faça a sua sindicalização). Respeitada a prioridade para sindicalizados, o critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição, que é sujeita a confirmação.

“É a união dos trabalhadores que constrói essa trajetória de mais de um século de luta e de conquistas pioneiras para a categoria. Por isso, os bancários e bancárias e demais trabalhadores do ramo financeiro são nossos principais homenageados nessa solenidade e confraternização. Então, venham comemorar com a gente e inscrevam-se através do link”, convida Neiva.

Crédito do Matéria

Confira também

Revolução dos Cravos: Portugal escolhe a liberdade

Há 51 anos, os portugueses defendiam a democracia, igualdade e solidariedade tendo uma flor como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *